Início Notícias

Operações da PF e novas suspeitas de coronavírus são destaques da semana

Diversas operações da Polícia Federal foram feitas no estado nessa semana, realizando mandados de busca e apreensão, mandados de prisão e investigações. Casos suspeitos de coronavírus voltaram a ser notícia na Paraíba. Nessa sexta (6), também foi divulgada a programação oficial do São João de Campina Grande para o palco principal. Veja abaixo esses e outros fatos que tiveram destaque nessa semana.

Segunda-feira

O número geral de casos suspeitos de arboviroses, que são doenças causadas pelo Aedes aegypti, caiu de 818 para 767 este ano, o que representa uma redução de 6,2%. Porém, apesar dessa redução geral, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) alerta que é preciso manter a prevenção de criadouros e focos dos mosquitos transmissores, pois a Paraíba foi apontada pelo Ministério da Saúde como uma das regiões com risco de surto do vírus da dengue em 2020.

Mercado Central

Tiroteio com dois detidos no Mercado Central (Foto: Aldemir Venceslau/TV Correio)

Dois suspeitos foram baleados e outros dois detidos durante uma ação da Polícia Militar no Mercado Central, em João Pessoa, na tarde da última segunda-feira (2). Esta é a terceira vez, em cerca de dez dias, que o local é alvo de crimes na área central da Capital. De acordo com a PM, o grupo estava circulando pelo local em um carro Golf preto, possivelmente planejando executar algum crime, mas foi surpreendido por uma equipe da Força Tática do 1º Batalhão, que reforçava a segurança na área.

O tão esperado projeto de Bus Rapid Transit (BRT), Trânsito de Ônibus Rápido, em português, não vai sair do papel e foi descartado para João Pessoa. Em entrevista ao Correio Debate da Rede Correio Sat, no dia 17 de fevereiro, a secretária de Planejamento de João Pessoa, Daniela Bandeira, afirmou que nunca houve garantias do Governo Federal, desde a criação do projeto em 2014, de que haveria recursos suficientes para executar a obra de mobilidade orçada em R$ 188 milhões.

Terça-feira

Subiu de dois para quatro o número de casos suspeitos de coronavírus na Paraíba. Conforme nota divulgada nessa terça-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os dois novos casos notificados se referem a um homem de 31 anos e uma mulher de 27, ambos com histórico de viagem a Inglaterra e França, desembarcando no Brasil no dia 1º de março já apresentando sintomas.

Em cerca de dez dias, três crimes com tiros foram registrados no Mercado Central de João Pessoa, com uma pessoa morta e outras quatro feridas. Diante da situação, a Prefeitura de João Pessoa emitiu nota, nessa terça-feira (3), para explicar que pediu reforço à Polícia Militar e à Guarda Municipal para a segurança na área, que é uma das mais movimentadas da Capital.

Renda renascença

Desfile com as peças produzidas aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa (Foto: Divulgação)

O sucesso da coleção ‘Somos Todos Paraíba’, de peças feitas com a renda renascença,  chegará às passarelas do São Paulo Fashion Week. Para isso, a Paraíba participará da primeira reunião de planejamento do evento, que ocorrerá no dia 27 de abril. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido pela Rádio Tabajara.

 

 

Os deputados que formam a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) protocolaram na manhã dessa terça-feira (3) um novo pedido de impeachment contra o governador João Azevêdo (Cidadania) e a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). Este é o segundo pedido de impeachment contra o governador da Paraíba.

Quarta-feira

A Polícia Federal deflagrou, nessa quarta-feira (4), a Operação Fake Money, que investiga uma quadrilha responsável pelo comércio de cédulas falsas de Real e por tráfico de drogas na Paraíba. Seis pessoas foram presas e a polícia ainda cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, nas cidades de Campina Grande e Alagoa Grande, no Agreste.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promove, a partir dessa sexta-feira (6), cinco aulões preparatórios para o concurso do Município, previsto para os dias 15 e 22 de março. Denominada ‘Prepara Cabedelo’, a iniciativa tem por objetivo focar os principais conteúdos presentes no edital e comuns a todos os cargos.

Após o júri popular realizado na tarde dessa terça-feira (3), no Fórum Affonso Campos, o jovem Matheus Irineu, de 20 anos, foi condenado a 44 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, por ter matado o pai e a namorada do pai em Campina Grande. O crime aconteceu em abril de 2018.

O paraibano Sérgio Queiroz, procurador da Fazenda Nacional licenciado e pastor da Igreja Internacional Cidade Viva, foi nomeado pelo presidente da República Jair Bolsonaro para o cargo de secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, ficando exonerado do posto que ocupava até então como secretário nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nessa quarta-feira (4) um site com informações gerais sobre o coronavírus. O objetivo é concentrar em um único espaço dados importantes, tanto para a população quanto para os profissionais de saúde.

O curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), ofertará 350 vagas em sete Projetos de Extensão que promovem atividades físicas gratuitas para a comunidade paraibana. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 5 e 10 de março, por meio de um formulário que será disponibilizado no site do Unipê. Outras 120 estão abertas em mais um projeto desenvolvido na instituição.

Nessa quarta-feira (4), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), anunciou a abertura de mais de 1.700 vagas dentro do Programa Escola Social, que oferece cursos de profissionalização gratuitos para a população em vulnerabilidade social na Capital. As inscrições podem ser feitas nas unidades onde serão realizados os cursos.

Quinta-feira

A Polícia Federal cumpriu na manhã dessa quinta-feira (5), mandados de busca e apreensão em Bayeux, na Grande João Pessoa, relativos à Operação Gun Express, que investiga um esquema de tráfico internacional de armas de fogo, acessórios e munições. As investigações são da equipe do estado do Paraná.

Impostos

Quatro cidades da PB foram alvos da operação (Foto: Divulgação/Receita do Estado)

Operação Noteiras terminou com oito pessoas presas, nessa quarta-feira (4), em quatro cidades da Paraíba. Outros três mandados de prisão não foram cumpridos por não encontrarem os envolvidos em casa, entre elas uma de Campina Grande, outra de João Pessoa e a terceira de Patos. A ação coordenada pela Receita Estadual, Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura empresas fictícias usadas para beneficiar grandes empresas na sonegação de impostos.

Foram abertas nessa quinta-feira (5) as inscrições para os processos seletivos simplificados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que somam quase 4 mil vagas na Paraíba, distribuídas entre todos os municípios do estado. Os interessados devem se inscrever através do site da banca organizadora, até o dia 24 deste mês.

Sexta-feira

São João de Campina Grande

Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Divulgação/Codecom-CG)

Foi lançada, nessa sexta feira (6), a programação oficial do São João de Campina Grande 2020 para o palco principal, chamado de ‘Gabriel Diniz’. A festa acontece de 5 de junho a 5 de julho. Programação conta com grandes nomes nacionais, como Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Wesley Safadão, Jonas Esticado, entre outros.

 

Concurso, Negociação

(Foto: Wagner Varela/Divulgação/Secom-PB)

Policiais e Governo do Estado ainda não firmaram acordo para evitar a ameaça de paralisação das forças de segurança da Paraíba. Nessa sexta-feira (6), policias e representantes do governo participaram de uma audiência de conciliação para tentar um acordo acerca das propostas dos dois lados, no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A Secretaria de Saúde da Paraíba descartou mais dois casos suspeitos de coronavírus e, até este sábado (7), investiga apenas um. Segundo a Pasta, um homem de 31 anos e uma mulher de 27, ambos com histórico de viagem a Inglaterra e França, desembarcando no Brasil no dia 1º de março com sintomas suspeitos, não têm Covid-19. Um novo caso suspeito é investigado em João Pessoa.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.