Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Os cinco produtos sob maior risco caso os EUA decidam aumentar tarifas ao Brasil

Projeção da CNI aponta que itens da indústria poderão sofrer elevação de tarifas de 10% para 31,6%

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) listou cinco produtos ligados à área que poderão sofrer um salto de cobranças tarifárias caso os Estados Unidos optem por elevar taxas contra o Brasil.

As estimativas apontam itens sob risco de aumento de 10% para 37,5% em tarifas de exportação. Pela alta produção brasileira, o ferro-gusa não ligado indica que vai sofrer o maior risco financeiro.

O tipo de ferro serve de base para a fabricação de aço e para produção de ferro fundido. Em 2024, ele foi responsáve por US$ 1,5 bilhão das exportações do Brasil aos Estados Unidos. A mudança afeta diretamente a indústria de Minas Gerais.

A lista de produtos passa ainda por açúcar de cana em forma sólida, sebo não comestível e alcool etílico não desnaturado. Além de molduras de madeira padrão de pinho, que alcança o setor madereiro.

Todos os produtos são vistos como de matérias-primas para o setor industrial. A projeção da CNI é de que um terço das exportações posam ser impactadas com aumento de tarifas. Negociações estão previstas até 15 de julho.

Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2026. Portal Correio. Todos os direitos reservados.