Moeda: Clima: Marés:
Início Executivo

Paraíba declara situação de emergência por aumento de casos de síndromes respiratórias graves

Paraíba registrou 688 casos de síndromes respiratórias neste ano. Estado contabiliza 46 óbitos, sendo 24 de crianças com menos de 10 anos
Síndromes respiratórias, Emergência,
Paraíba tem ocupação de 62% nas UTIs pediátricas e 59% nas enfermarias (Foto: Divulgação)

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), declarou situação de emergência em todo o estado em razão do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

De acordo com decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial, a medida leva em consideração a necessidade de adoção de medidas urgentes voltadas à prevenção e controle das infecções virais.

A situação de emergência tem validade de 90 dias. Durante o período, o Estado fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial.

“As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Estado da Saúde, a qual caberá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas necessárias, podendo, para tanto, expedir normas complementares, por intermédio do Centro de Operações em Emergência de Saúde Pública — Doenças Respiratórias na área de Pediatria (COE-Pediatria)”, diz o decreto.

Situação epidemiológica

De acordo com a Secretaria de Estado da Paraíba (SES), a Paraíba registrou 688 casos de síndromes respiratórias neste ano. O levantamento NÃO inclui os casos de Covid-19. Ainda conforme a SES, 48,69% dos casos de SRAG envolveram crianças menores de 1 ano.

Até o momento, a Paraíba registrou 46 óbitos por síndrome respiratória, sendo 25 por influenza (um deles com coinfecção com VRS), 18 de Vírus Sincicial Respiratório (VRS), dois por Rinovírus e um por parainfluenza.

Das vítimas, 24 estavam na faixa etária entre 0 e 9 anos; sete tinham entre 33 e 58 anos; e 15 eram idosos a partir de 60 anos.

Três óbitos ainda seguem sob investigação.

A Paraíba tem ocupação de 62,75% nas UTIs pediátricas e 59,26% nas enfermarias. Dados do Complexo Estadual de Regulação (CER) mostram que 12 crianças foram internadas com síndromes respiratórias nos leitos de referência entre a segunda (26) e essa terça-feira (27).

Municípios que registram mortes por síndromes respiratórias

Monteiro – 9 mortes
João Pessoa – 8 mortes
Sousa – 4 mortes
Campina Grande – 4 mortes
Cuité de Mamanguape – 2 mortes
Sapé – 2 mortes
Cabedelo – 1 morte
Conde – 1 morte
Santa Rita – 1 morte
Alagoa Grande – 1 morte
Esperança – 1 morte
Jacaraú – 1 morte
Lagoa Seca – 1 morte
Livramento – 1 morte
Marcação – 1 morte
Queimadas – 1 morte
Quixaba – 1 morte
Santa Luzia – 1 morte
São João do Tigre – 1 morte
São José da Lagoa Tapada – 1 morte
Solânea – 1 morte
Sumé – 1 morte
Tacima – 1 morte

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.