Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Paraíba retoma programa de transplantes de órgãos

A Central de Transplantes da Paraíba retomou suas atividades, nesta segunda-feira (8), com os transplantes de fígado e rim e a busca ativa dos potenciais doadores. Por conta da pandemia do novo coronavírus, durante 100 dias, o trabalho da Central se resumiu a atualização dos cadastros no contato com as equipes transplantadoras para se manter informada sobre o estado clínico de cada paciente a espera de um órgão.

Leia também: PMJP amplia assistência a moradores de rua e estudantes da rede municipal

Covid-19

“Diante da pandemia que ainda estamos enfrentando, foram feitas várias conversas e ficou acertado que vamos nos reformular e, para isso, elaboramos diversas estratégias”, explicou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplante da Paraíba, Rafaela Carvalho.

De acordo com ela, no potencial doador, que fechou o protocolo de morte encefálica, é realizado o teste rápido. O procedimento só continua nos casos em que o resultado for negativo para a Covid-19.

Chamada de vídeo

Outra mudança é em relação à entrevista familiar, que será por chamada de vídeo. Caso a família prefira pessoalmente, serão obedecidos os critérios de distanciamento de dois metros, será medida a temperatura e exigido o uso de máscara.

“A Central volta a funcionar na sua totalidade, mesmo num momento tão delicado como o que estamos passando, por entendermos que se trata de serviço essencial que tem como principal objetivo salvar vidas”, declarou.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.