Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

PB amplia 2ª dose de reforço para população 50+ e trabalhadores de saúde

SES-PB reforça que vacinação contra Covid continua em vigor em todo estado e que há mais 1,3 milhão de paraibanos em atraso para primeira dose de reforço
Vacinação Covid João Pessoa, Vacina
Foto: Secom-JP

A Paraíba ampliou a oferta da segunda dose de reforço (R2) contra Covid-19 para pessoas com idade a partir de 50 anos e trabalhadores de saúde em todo o estado. A decisão aconteceu após a divulgação das Notas Técnicas 36/2022 e 37/2022 do Ministério da Saúde, emitidas nessa sexta-feira (3).

De acordo com os documentos, o segundo reforço deve ser aplicado quatro meses após a administração da 3ª dose, ou seja, pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. Para esse momento, poderão ser utilizados imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
 
A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explica que os Municípios podem iniciar a oferta imediatamente.

“As localidades que tiverem vacinas de Pfizer, Janssen ou AstraZeneca já podem começar a reforçar a imunização dos trabalhares de saúde e da população acima 50 anos contra a Covid-19”, esclarece. De acordo com a secretária, “a redução da efetividade da vacina contra infecções com o avançar do tempo tem sido observada em vários estudos e, por isso, é importante buscar estratégias diferenciadas para garantir a proteção de grupos de maior vulnerabilidade ou maior exposição. Além disso, com a iminência dos festejos juninos, queremos garantir maior segurança para a população paraibana diante da expectativa de grande circulação de turistas em nosso estado”.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, lembra que as vacinas para ampliar a 4ª dose para esse público serão enviadas na próxima semana e os Municípios devem solicitar o envio de doses de acordo com a demanda.

“Na próxima remessa semanal, todas as 223 localidades deverão incluir no pedido de doses o quantitativo referente a essa população, considerando as doses existentes em seus estoques. Inclusive os Municípios que tiverem doses já podem ofertar o reforço a esse novo grupo, estabelecendo sua própria estratégia, a partir deste sábado (4).
 
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a campanha de vacinação contra Covid-19 continua em vigor em todo estado e que há mais 1,3 milhão de paraibanos em atraso para a primeira dose de reforço.

Neste sábado (4), cerca de 700 postos de vacinação estão disponíveis em 202 municípios para a realização do Dia D não apenas contra a Covid-19, mas também contra sarampo e influenza.

“É importante destacar que os Municípios precisam realizar a busca ativa das pessoas com doses em atraso para regularizar a situação vacinal e informar a aplicação nos sistemas de monitoramento do Ministério da Saúde”, disse a SES-PB.

Palavras Chave

PandemiaSaúdeVacina

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.