Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

‘PB precisa avançar na sensação de segurança’, diz novo secretário

O novo secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Jean Francisco Bezerra, disse nesta sexta-feira (28) que a Paraíba precisa avançar no combate aos crimes violentos patrimoniais e na sensação de segurança. As rápidas declarações após ser anunciado na Pasta foram dadas à repórter Sandra Macedo, da Rede Correio Sat.

“É uma honra. Vem também uma grande responsabilidade, um desafio que, certamente, vamos enfrentar, com o apoio das polícias, ombreados, para corresponder às expectativas”, disse ele, que além de ser especialista na área de segurança pública, não é novato no governo e atuava como executivo da Pasta, ao lado do agora ex-secretário Cláudio Lima.

Leia também: Conheça Jean Francisco, novo secretário de Segurança da Paraíba

‘Paraíba Unida Pela Paz’

“O ‘Paraíba Unida Pela Paz’ precisa manter a essência, aprimorar o que está dando certo, investir em tecnologia, junto com secretarias parceiras”. A fala do novo secretário se refere ao programa do governo Ricardo Coutinho criado em 2011 para desenvolver ações na segurança pública no estado.

O programa foca no acompanhamento dos índices de criminalidade, principalmente os crimes contra a vida e contra o patrimônio. O Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) contabiliza o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios, registrados no estado, assim como outros crimes

Entre várias medidas executadas pelo programa, estão a Lei Estadual 9.708/2012, a qual confere bonificação por apreensão de armas que vai de R$ 300 a R$ 1.500 por arma apreendida; a Lei 10.327/2014, que instituiu pagamento do Prêmio Paraíba Unida pela Paz para policiais e bombeiros de áreas e regiões que atinjam metas de redução CVLI no estado; e a Lei 10.338/2014, tratando da criação do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança e Defesa Social da Paraíba.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.