Moeda: Clima: Marés:
Início Política

PMCG dá ‘total e irrestrita colaboração’ à investigação da Famintos

Desde que foi deflagrada a Operação Famintos, em julho deste ano, a Prefeitura de Campina Grande disse nesta segunda-feira (9) que continua a dar “total e irrestrita colaboração às autoridades que estão à frente das investigações”.

“A atual gestão da Prefeitura de Campina Grande já estabeleceu compromisso público de ajudar em tudo o que for possível nas investigações por uma razão básica: é a maior interessada nos esclarecimentos sobre os fatos apurados, porque não tem compromisso com o erro e não estabelecerá limites para a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos”, disse o procurador-geral do Município, José Mariz.

Ele disse que, nesse sentido, qualquer demanda relativa a documentos, informações e dados gerais sobre quaisquer processos no âmbito da prefeitura vem sendo atendida, “a qualquer tempo e com o máximo de agilidade”.

A recomendação expressa do prefeito Romero Rodrigues, segundo o chefe da PGM de Campina Grande, é de que servidores e órgãos municipais estejam permanentemente à disposição das autoridades, até que se concluam as investigações. Ao mesmo tempo, Mariz destaca que medidas administrativas objetivas já vêm sendo adotadas, há bastante tempo, no sentido de aprimorar os controles internos.

A operação

A primeira fase da operação foi deflagrada em 24 de julho e a segunda fase, no dia 22 de agosto. De acordo com o que foi apurado por MPF, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Escritório de Pesquisa e Investigação da 4ª Região Fiscal (Espei) da Receita Federal, pelo menos desde 2013 a organização criminosa teria criado uma rede de pessoas jurídicas de fachada para participar de procedimentos licitatórios em vários municípios do estado, principalmente em Campina Grande, sobretudo para a compra de merenda escolar com recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Leia mais sobre desdobramentos da Operação Famintos:

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.