Moeda: Clima: Marés:
Início Política

PMDB muda sigla e volta a se chamar MDB

Com a grande maioria dos votos dos convencionais – 325 favoráveis, 88 contrários e 27 votos em branco – o PMDB decidiu voltar a ser o Movimento Democrático Brasileiro e adotar a sigla MDB. O resultado foi anunciado pelo presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá (RR). A Convenção Nacional Extraordinária foi realizada nesta terça-feira (19), em Brasília, com participação do presidente Michel Temer.

O presidente Michel Temer voltou a fazer discurso em defesa das reformas afirmando que todas estão no programa do partido, chamado ‘A Ponte para o Futuro’. A reforma trabalhista, duramente criticada e rejeitada por trabalhadores e sindicatos, “está dando resultados”, segundo Temer. “Estou muito bem impressionado com o número de empregos que estão se abrindo em face da modernização trabalhista”, afirmou, apesar do país ainda amargar uma taxa de desemprego maior que 12%, com 13 milhões de desempregados.

Temer concluiu explicando que chegou à Presidência da República “pela via constitucional, mas na verdade isso se deve à presença do MDB no cenário político nacional”.

A nova ‘velha’ sigla MDB ainda precisa ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sigla PMDB foi usada pelo partido por 37 anos e volta a ser MDB, da época da ditadura militar. A legenda tenta recuperar o prestígio que chegou a ter antigamente, quando tinha como rival a Aliança Renovadora Nacional (Arena), de apoio militar. Em 1979, todos os partidos políticos foram obrigados pela ditadura a incluírem o ‘P’ de ‘partido’ nas siglas, o que deu origem ao PMDB em 1980.

Membros do PMDB que foram deixando o partido naquela época deram origem ao PSDB e também ao PT.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.