Moeda: Clima: Marés:
Início Executivo

Prefeita e vice de Bayeux têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Condenação foi por abuso de poder econômico em período eleitoral; decisão torna ambos inelegíveis por oito anos e estabelece multa de R$ 10 mil
Bayeux
Luciene de Fofinho foi eleita em Bayeux (Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes, e o vice-prefeito, Clecitoni Francisco de Albuquerque Silva, por abuso de poder econômico. A decisão também tornou ambos inelegíveis por oito anos, a contar das eleições de 2020 e estipulou multa de R$ 10 mil a cada um.

Segundo a sentença, “a candidata a prefeita e o vice usaram deliberadamente a máquina administrativa municipal com o fim de reeleger-se, desequilibrando a normalidade das eleições, ferindo a moralidade e normalidade do pleito”.

Entre as práticas ilícitas listadas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, estão a distribuição de cestas básicas com fim eleitoral e em período proibido, sem cadastros das famílias e de forma indiscriminada, gastos excessivos com testes rápidos para Covid-19 e contratação de servidores temporários em período eleitoral.

Luciene assumiu o cargo em agosto de 2020, após a renúncia do então prefeito, Berg Lima. No mesmo ano, foi eleita com 21.103 votos (39,21%) para mais quatro anos no posto de gestora.

Palavras Chave

Executivo
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.