O prefeito interino Ivanes Lacerda, de Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa, participou de reunião na noite dessa segunda-feira (27) com representantes do comércio e da indústria, no auditório da Associação Comercial e Industrial da cidade, para discutir medidas de flexibilização do decreto municipal que adotou restrições para ambos os setores, tendo em vista as recomendações para a prevenção contra o novo coronavírus.
Ivanes Lacerda ouviu as colocações dos representantes das categorias e concordou com a ideia de flexibilizar o decreto mediante a colaboração dos empresários, que deverão adotar critérios de controle de clientes, e ainda a disponibilidade de máscaras de proteção e álcool em gel para clientes e funcionários.
Os comerciantes e frequentadores da feira livre e do mercado central também serão obrigados a seguir regras de segurança, evitando principalmente aglomerações.
Os restaurantes deverão funcionar com 30% da capacidade e sem a venda de bebidas alcoólicas. Outros critérios também serão adotados no novo decreto que será elaborado e publicado ainda nesta semana. A ideia é que as novas determinações passem a vigorar a partir da próxima segunda-feira (4), conforme destacou Ivanes.
O prefeito ainda frisou que entrará em contato com o Ministério Público para informar sobre o novo decreto e a flexibilização prevista. O gestor disse que a solicitação dos empresários é legítima, mas que tudo precisa ser feito com responsabilidade.
O presidente da Associação Comercial de Patos, Iramiltor de Assis Medeiros, afirmou que mesmo tendo consciência do risco da pandemia, os empresários presentes na reunião se mostraram dispostos a seguir as normas de segurança apontadas pelo prefeito.