Início Geral

Prefeitos da Paraíba reclamam e cobram mais ação de parlamentares

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) reuniu nesta segunda-feira (20) os prefeitos de vários municípios paraibanos e alguns integrantes da bancada federal paraibana. O encontro seria para debater o Pacto Federativo; Refis do INSS; 3- ISS (Cartões de Crédito) e Custeio de Programas Federais. Porém, os gestores aproveitaram para cobrar mais compromissos dos deputados e senadores com os municípios, de acordo com o Correio Online.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia (PSB), não poupou críticas a bancada federal paraibana e cobrou mais ação e menos promessas para os municípios. “Acho importante o simbolismo do encontro dos poderes maiores com os prefeitos. No entanto, a credibilidade dessas falas que vêm lá de Brasília estão em baixa. Porque o que nós vemos é falta de compromisso com os municípios. Eu vim para esse encontro para ouvir o que a gente já sabe. Então, são compromissos verbais que a gente tem o direito de duvidar se na prática vai acontecer”, reclamou o socialista e pediu que os parlamentares paraibanos tivessem mais compromisso com os prefeitos. “Espero que eles diminuam cada vez mais a distância do que se fala com a prática”, finalizou Fernando Naia.

O prefeito de Cubati, Eduardo Dantas (PSB), mais conhecido como Dudu, declarou que um encontro como o que foi promovido é importante para aproximar a bancada federal dos prefeitos para assim os gestores apresentarem as necessidades dos municípios.

“Esse também é o momento para cobrar deles um posicionamento a favor das lutas municipalistas. Não podemos admitir mais que as bancadas federal da Paraíba e de todo país não olhem para a gestão municipal, porque, principalmente os pequenos municípios não têm mais condições de ir à frente fazendo uma boa gestão se não tivermos algumas matérias que estão tramitando no Congresso apreciadas e votadas em favor do município”, disse o prefeito.

Areial

O prefeito de Areial, Adelson Gonçalves (PSDB) declarou que foi ao evento para reivindicar dos deputados e senadores apoio, através das emendas, para viabilizar recursos para o município que enfrenta várias dificuldades estruturais. “Eu sempre cobro dos meus deputados que se comprometeram com a população de Areial e eles se fizeram presentes aqui, mas infelizmente alguns deputados e senadores não apareceram”, frisou o tucano.

Conde

A prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB) afirmou que os desafios são grandes para todos os agentes políticos, mas que os municípios precisam da atenção dos parlamentares paraibano no Congresso. “ Eu prefiro crer que enquanto uns (deputados e senadores) estão aqui tete a tete com a gente, outros estão lá buscando saídas, porque é para isso que eles estão lá, para ser a ponte entre a realidade e a vida administrativa e política na sede do município e na instância federal”, ressaltou a prefeita.

Tota faz alerta

O presidente da Famup, Tota Guedes, alertou aos deputados e senadores que estamos em ano pré-eleitoral e em 2018 os prefeitos serão procurados para apoiar as suas pretensões políticas. “O próximo ano é ano de eleição, os deputados e senadores vão precisar do apoio das suas bases eleitorais. Cabe ao gestor acompanhar se os parlamentares estão votando as matérias de acordo com a orientação dos municípios, pois nós orientamos os prefeitos, mas eles têm que acompanhar e cobrar dos seus parlamentares”, disse Tota Guedes.

Parlamentares se defendem

Os deputados federais que estiveram presentes do evento se defenderam das reclamações dos prefeitos e afirmaram que bancada está unida em defesa dos municípios. “Nunca vi a bancada tão unidade como está agora. Nunca vi a bancada tão próxima esquecendo questões políticas e próxima como está agora. Meu gabinete é aberto para todos mundo, eu recebo a todos, infelizmente temos 12 deputados e um só não pode se responsabilizar por todos”, declarou Wilson Filho (PTB).

Já o deputado Rômulo Gouveia (PSD) disse que as reclamações são injustas. “Não é verdade, se alguém falou não estão sendo justos. Em todos os projetos, questão da repatriação, por exemplo, a bancada federal, tanto no Senado como na Câmara, nós temos priorizado os municípios. E também tem apoiado os municípios na suas bases com emendas e liberação de recursos. Então pode ser que um ou outro isoladamente tenha reclamado, mas não acredito que esse seja o sentimento da maioria dos prefeitos”, comentou o parlamentar.

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) afirmou que a bancada paraibana tem se portando de uma forma bastante unidade e vem trabalhando de forma intensa em prol dos municípios. “Agora, nem todas as demandas e nem todas essas justas apreensões e preocupações podem ser atendidas de forma imediata e muita coisa só será resolvida de forma definitiva quando votamos o Pacto Federativo”, resumiu.

Cássio

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi o único senador que compareceu à reunião entre a bancada federal e os prefeitos paraibanos. Raimundo Lira (PMDB) enviou um representante. Segundo o tucano a bancada paraibana tem feito um trabalho muito importante no Congresso no tocante ao envio de recursos para o governo do Estado como para os municípios. “Obras importantes que o governo federal vem fazendo de forma direta ou através de convênios com o governo do Estado ou com as prefeituras decorre, de forma justa deve ser dito, da ação da nossa bancada”, arrematou Cássio Cunha Lima.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.