Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Presidente do TSE é contra voto facultativo para Eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que, neste momento, ainda não cabe discutir voto facultativo e que alguns prazos móveis do calendário eleitoral podem ser modificados, caso a data das eleições seja adiada para 15 de novembro (1º turno).

Ele participou na tarde desta segunda-feira (22) de uma sessão temática no Senado Federal, sob o comando do senador Weverton Rocha, que é relator da Proposta de Emenda Constitucional 18/2020, que discute o adiamento ou não das datas das eleições.

Entre os prazos móveis que podem ser modificados estão: horário eleitoral gratuito no rádio e na TV; convocação de mesários; o prazo de desincompatibilização dos servidores municipais; condutas vedadas e a publicidade institucional, que é um questionamento dos prefeitos, sobretudo por conta das ações voltadas para o combate ao novo coronavírus. “Não seria um problema para o Tribunal mexer nesses prazos”.

Sobre o voto facultativo, o ministro Barroso explicou que ete momento pelo qual passa o país – de pandemia – não favorece a essa discussão, mas que em outra oportunidade poderá ser feita. Ele teme que possa haver uma deslegitimação dos candidatos a depender do número de abstenções. “Nós faremos de tudo para que o pleito ocorra em segurança, do ponto de vista sanitário”.

O presidente da Corte Eleitoral disse ser possível haver uma anistia de voto para aqueles que não se sentirem seguros em sair de casa para votar, devido à pandemia. Mas, essas pessoas teriam que justificar.

“Vamos elaborar uma cartilha com o passo a passo e recomendações para mesários e eleitores, para o dia da votação. Também haverá distribuição de máscaras, álcool em gel e luvas através de doações”, complementou o ministro Barroso.

*Por Sony Lacerda, especial para o Portal Correio

Comentários

BÓ LUCENA disse:

UTILIDADE PÚBLICA => PRA VOCÊ NÃO ESQUECER=>=>=>

FALTAM 102 DIAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2020 => (04/10).

Cuidado com o =>
“Corrupto’vírus’ & Cia” =>=>

CONTRA A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE =>

A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO=>

Diga não a indústria da ‘REELEIÇÃO PARA QUALQUER CARGO PÚBLICO ELETIVO MUNICIPAL NO VOTO!’=>

Em todo o País => 5.570 prefeituras e 5.570 câmaras de vereadores.=>

Na Paraíba => 223 municípios e 223 câmaras de vereadores.=>

Nas próximas eleições, além de não reeleger ninguém, não vote em FILHOS, PARENTES e AGREGADOS de políticos que sejam ‘FICHA SUJA’; ou que estejam envolvidos em processos e denúncias de CORRUPÇÃO, desvio de RECURSOS PÚBLICOS, LAVAGEM DE DINHEIRO, TRÁFICO DE INFLUÊNCIA, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA e outras FALCATRUAS.=>

FAÇA VALER A HONESTIDADE PARAÍBA => BRASIL=>
O respeito ao dinheiro público. =>

A ESPERANÇA ESTÁ EM NÓS MESMOS =>

SEU VOTO => TEM PODER

ac disse:

Se é democracia, por que preciso ir lá pra não votar? A democracia só e verdadeira quando se suéter aos 11 deuses togados, então pra que eleições?

Mário Sérgio disse:

Ditador de toga!

ANTONIO DE PADUA DE OLIVEIRA disse:

Esse Senhor dos Anéis deveria entender que a maior idiotice que se pratica no Brasil, pra não usar outra expressão mais agressiva, é esse maldito voto obrigatório. Coisa de país de muro baixo !!! Vergonha nacional !!! É justamente por isso que não saímos dessa podridão a que chegou a política !!!

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.