Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Projeto quer garantir benefícios para doadores de sangue

Um projeto de lei que segue em tramitação na Câmara dos Deputados quer conceder e garantir benefícios, como isenção de taxas em concursos públicos, para doadores de sangue em todo o Brasil.

A propositura, apresentada pelo deputado Wilson Filho (PTB), estabelece que o doador de sangue ficará isento do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos para provimento de cargos ou empregos públicos; de taxa de inscrição em vestibulares para ingresso em instituições públicas de ensino; e de taxas de exames e provas para registro em conselhos ou outras entidades de fiscalização do exercício profissional.
A intenção é aumentar o número de doares, já que apenas 1,8% da população doa sangue, enquanto a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que  3% da população seja doadora.

“Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. No Brasil, 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue. No total, existem no país 27 hemocentros e 500 serviços de coleta”, disse o deputado.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.