Moeda: Clima: Marés:
Início Política

PSB propõe pacto nacional para enfrentar coronavírus

O PSB apresentou nesta quinta-feira (2) o Pacto Nacional de Sobrevivência, um manifesto público com propostas para o enfrentamento do coronavírus.

Leia também: 

Elaborado pela executiva nacional do partido, o documento sugere a adoção de estratégias em cinco principais eixos. Entre as ações propostas estão a concessão de salário mínimo para desempregados, informais e empregados que ficarão sem salários e inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico; isenção de cobrança de água, luz e internet; e suspensão das ações de despejo por falta de pagamento de aluguéis a todos esses grupos, pelo período de quatro meses.

O partido também destaca a contratação emergencial de equipes de Saúde da Família e a reedição de contrato com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para possibilitar a vinda de profissionais estrangeiros pelo Programa Mais Médicos.

Outra proposta elencada é a instalação de centros de triagem como “porta única” de acesso aos leitos hospitalares, além da reconversão de escolas, quadras cobertas, hotéis e estádios de futebol em hospitais de campanha para atender e abrigar temporariamente a população de rua e moradores de acampamentos de sem-teto.

Para o PSB, é necessária ainda a “reconversão industrial” para que fábricas de equipamentos médico-hospitalares produzam prioritariamente equipamentos de insumos para a saúde, como respiradores mecânicos, luvas e máscaras.

Os socialistas defendem a união dos três Poderes da República, de governos estaduais, de prefeituras e da sociedade civil em um esforço de coordenação e cooperação, “apesar das diferenças políticas e ideológicas”.

Saiba mais sobre o coronavírus no vídeo abaixo

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.