
O PT, partido de Lula, avalia, com base em levantamento interno, que, apesar da enorme derrota política do presidente, o Congresso também saiu desgastado após a derrota da indicação de Jorge Messias ao STF.
Interlocutores petistas avaliam que, com isso, é hora de o governo adotar um tom mais duro e reforçar o discurso antissistema.
Segundo fontes da legenda ouvidas pelo R7 Planalto, a leitura é que o episódio abriu espaço para associar a rejeição ao indicado e a aprovação da proposta de dosimetria de penas a uma articulação do Centrão. Interlocutores apontam que o movimento teria contado com aval do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Na avaliação desses interlocutores, há indícios de atuação coordenada do bloco, citando como exemplo a rápida derrubada dos vetos ao projeto da dosimetria em sessão conjunta do Congresso.
A estratégia também inclui vincular esses episódios ao chamado Caso Master, investigação que apura a atuação de parlamentares nas redes sociais e comunicações do partido.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp