Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Quantas frutas devo comer no dia a dia? Nutricionista responde

Conteúdo patrocinado. Incluir o consumo de frutas no dia a dia é fundamental para uma alimentação saudável. Além de serem excelentes fontes de vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para manter uma boa saúde, são também fonte de fibras para deixar o intestino funcionando regularmente. Mas por que não devemos comê-las em demasia?

Tudo que é consumido de forma exagerada faz mal à nossa saúde, incluindo as frutas, lembra a nutricionista e Profa. Ma. Jousianny Patrício, do curso de Nutrição do Unipê.

Embora sejam alimentos de boa qualidade e seu consumo seja incentivado, elas podem ser prejudiciais para pessoas que, por exemplo, vivem com diabetes ou obesidade. Mas qual seria, então, a quantia ideal de frutas que podemos comer?

Conforme as recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde da Saúde (OMS), para uma população saudável estimula-se para um adulto o consumo de três a cinco porções de frutas ao dia, sempre buscando variar a escolha delas. Por exemplo, se optou por comer banana no café da manhã, escolha uma de cor diferente da banana; assim, sucessivamente, você diversificará os nutrientes ingeridos.

Jousianny também salienta que a quantidade ideal de frutas que cada indivíduo deve consumir varia de acordo com a necessidade energética dele, que é planejada pelo nutricionista.

As frutas secas também podem ser comidas: a única diferença entre as frescas e as secas, segundo Jousianny, é que essas últimas passam por um processo de eliminação da água presente na fruta. Contudo, seus nutrientes são preservados e mais concentrados, tendo ainda como vantagem o prolongamento do prazo de validade.

E quanto aos sucos? A nutricionista lembra: devemos priorizar o consumo da própria fruta em detrimento do suco dela. “Mas em determinadas situações que não há uma boa aceitação da fruta, sugere-se a ingestão do suco em quantidades moderadas e sem adoçar, pois já se tem o açúcar da fruta, a frutose”, considera.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.