O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, estará em Campina Grande, no Agreste paraibano, na próxima quinta-feira (11), para inaugurar Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização de Água (CTTD) e do Laboratório em Referência em Dessalinização (LABDES). A visita de Pontes foi acertada pelo prefeito Romero Rodrigues e a equipe do ministério durante reunião nessa quinta (4).
Romero lembrou que o próprio presidente Jair Bolsonaro deu destaque, através de sua conta no Twitter, a respeito do CTTD, em Campina Grande – o primeiro do Brasil – e sua importância para o semiárido do Nordeste brasileiro. Segundo ele, o Centro utilizará as infraestruturas laboratoriais do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por intermédio do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES).
Participaram da reunião, realizada no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Campina Grande, o diretor do Departamento de Gestão e Projetos do MCTIC, Elyas Medeiros; o assessor do ministro Marcos Pontes, Aristides Pavani Filho; o professor Kepler França, coordenador do curso de Engenharia Química da UFCG e do Laboratório de Referência em Dessalinização; professor Howard Pearson, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB e o coronel Francisco Márcio Eugênio Vieira Saraiva, gerente operacional do CTTD.
Durante a reunião, foram discutidos vários projetos que podem ser viabilizados a partir do pleno funcionamento do Centro, inclusive a possibilidade de assinatura, durante a agenda do ministro Marcos Pontes em Campina Grande, de parcerias para execução imediata no âmbito do município, com potencial para serem replicados em outras cidades do Nordeste.