Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Ruy Carneiro participa de audiência pública para debater saúde

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), presidente da comissão que discute a Medida Provisória de Criação do Programa Médicos pelo Brasil (MP 890), tem nova audiência pública nesta quarta-feira (28) para debater o tema com a sociedade civil, especialmente com entidades ligadas à saúde pública.
Participam da reunião o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR), Comissão Brasileira de Educação Médica (ABEM), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e representantes da Faculdade de Medicina de São Paulo.
A medida provisória proposta pelo Governo Federal visa reestruturar a saúde no país com atendimento em todo território brasileiro, priorizando as regiões mais pobres, áreas quilombolas e indígenas, além de territórios distantes. Ao todo serão 18 mil médicos da atenção básica em saúde.
Em entrevista ao Programa Expressão Nacional, da TV Câmara, na noite dessa terça-feira (27), Ruy Carneiro destacou a grande contribuição que o programa dará às regiões Norte e Nordeste do País, incluindo a Paraíba.
“Tenho boas expectativas. Mais da metade dos médicos que vão ser direcionados pelo programa estarão nas regiões Norte e Nordeste, um índice que demonstra a necessidade da população destas regiões em ter mais acesso à saúde”, afirmou.
Na entrevista, o parlamentar paraibano teve a oportunidade de falar também sobre a participação dos médicos cubanos que permanecem no Brasil e desejam participar do programa.
“Os médicos cubanos que ficaram no Brasil terão a oportunidade de trabalhar por dois anos como um auxiliar médico, recebendo uma bolsa de médico residente. Também terão a oportunidade de realizar o Revalida para ganhar o reconhecimento e exercer a profissão. Estou empenhado em trazer a melhor solução para a população e também para os médicos cubanos que aqui estão.”
Além de Ruy, participaram da entrevista o Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzeim, o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o médico e mestre em saúde coletiva, Vinícius Ximenes.
publicidade
© Copyright 2026. Portal Correio. Todos os direitos reservados.