Moeda: Clima: Marés:

Sabe por que a casa pode estalar?

Manutenções corretivas são sugeridas para evitar que os problemas se agravem

Talvez você já tenha ouvido um estalo dentro de casa vindo do chão, do teto ou das paredes. E é bem provável que esse som esteja denunciando um problema com a sua moradia. Muitas vezes, se observado com a devida atenção, pode evitar grandes problemas futuros, como uma manutenção corretiva bastante dispendiosa. Mas como reconhecer esses sons?

“Os estalos podem acontecer em forros de gesso, vidros, paredes e nas estruturas. E é importante observar se aparecem manifestações patológicas nessas partes da edificação como fissuras, trincas e rachaduras”, complementa o engenheiro civil e coordenador do curso de Engenharia Civil do Unipê, Prof. Dr. Antônio da Silva Sobrinho Júnior.

Entre outras causas, estão a sobrecarga não prevista na estrutura, infiltrações e uso de materiais de baixa qualidade. Dessa maneira, em geral, os estalos apontam algo de errado com a edificação. Usando a terminologia da área, tratam-se de manifestações patológicas em uma das partes do prédio ou da casa. Segundo Antônio, esses problemas variam em magnitude.

“Podem ser mais simples, que são resolvidos facilmente com pequenas manutenções. Mas se forem nas estruturas das edificações, um engenheiro civil habilitado deve ser chamado com urgência para fazer uma avaliação e, dependendo da gravidade, as pessoas devem sair da edificação de imediato, podendo ter risco de colapso da estrutura”, pontua Antônio.

Portanto, o professor sugere que é preciso chamar imediatamente um engenheiro civil ao ouvir os estalos na casa ou no apartamento. Dessa forma, o profissional estudará o caso para elaborar um laudo específico com a sugestão de uma manutenção corretiva.

Antônio ainda completa que é sempre mais interessante prevenir a ocorrência de qualquer problema com a casa. “Primeiro fazendo projeto e a execução da edificação adequados e sempre fazer manutenções preventivas, para que tenha uma vida útil cada vez maior”, pontua.

Tem interesse em engenharia civil?

Se você gosta da área e tem afinidade com os temas relacionados, cursar Engenharia Civil no Unipê é o primeiro passo para você se tornar um profissional. A graduação tem como objetivo formar profissionais generalistas apoiados nos preceitos de economia, segurança, durabilidade e sustentabilidade. Saiba mais aqui!

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.