As mulheres vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda e assistência em João Pessoa. Há 16 anos, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, presta este serviço ás vítimas que chegam de forma espontânea ou por encaminhamento de algum outro serviço, como hospitais e ONGs.
O primeiro passo é prestar a queixa em uma delegacia especializada. Depois disso, a mulher pode procurar o Centro de Referência espontaneamente ou por orientação da própria autoridade policial. No local ela será acolhida e receberá atendimento especial por uma equipe multidisciplinar, que envolve advogada, psicóloga e assistente social.
Além disso, as vítimas também chegam por encaminhamento de algum outro serviço, como hospitais e ONGs. Segundo a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, Liliane Oliveira, o espaço realiza, em média, 250 atendimentos por ano.
Foram mais de sete mil mulheres atendidas desde a inauguração do local. Felizmente, nenhuma delas entrou para as estatísticas do feminicídio.
O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Rua Afonso Campos, nº 111, no Centro. O telefone para atendimento é 0800-283-3883. E para denunciar qualquer tipo de crime contra a mulher, os canais são: 180 – Central de Atendimento à Mulher (nacional); 153 – Ronda Maria da Penha (municipal); 190 – Polícia Militar; e 197 – Polícia Civil.
Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp