Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Samu de Santa Rita recebe mais de 2,8 mil trotes e faz alerta

Os perigos do trote voltam a levar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a fazer um alerta à população. Somente em Santa Rita, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 2.864 ocorrências de trotes, representando 5,6% do percentual no estado. O que tem preocupado as autoridades locais, pois a cada ligação desse tipo, uma vida está deixando de ser salva.

É que a prestação dessa assistência na rede pública de saúde fica comprometida a cada trote recebido, segundo alerta a coordenadora do Samu Daniele Silva. “Ao ocupar uma linha com uma falsa demanda, quem de fato está precisando acaba se prejudicando”, denuncia a coordenadora, ao explicar que cerca de 30% das ligações são trotes.

Penalidade

Além de prejudicar o trabalho dos socorristas, os falsos chamados podem ser fatais para as vítimas que necessitam da agilidade do atendimento. De acordo com o Código Penal, a brincadeira de mau gosto é uma infração penal e pode resultar em multa ou detenção de até seis meses.

Regulação

O Samu de Santa Rita é regulado por João Pessoa, onde fica a central que recebe as demandas da capital e da região metropolitana. O serviço deve ser acionado em casos de acidentes, perda da consciência, mal súbito, suspeita de AVC, convulsão, crise epiléptica, engasgos, intoxicação, crise hipertensiva e outras situações de urgência e emergência.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.