seca-deixa-87-das-cidades-paraibanas-em-situacao-de-emergencia
Situação consta no DOE (Foto: Reprodução/TV Correio)

Seca deixa 87% das cidades da PB em situação de emergência

Decreto terá validade de 180 dias e valerá apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetados pelo desastre

201
3
COMPARTILHE

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (3) publicou, decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), reconhecendo situação de emergência em 196 municípios paraibanos. A medida se justifica por conta da estiagem prolongada nessas localidades. A publicação pode ser conferida a partir da página 1.

O decreto terá validade de 180 dias e valerá apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetados pelo desastre. Com a iniciativa, fica autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural vivida no estado.

Por conta da situação de emergência, ficam dispensados de licitações, os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

Dentre as áreas contempladas no decreto, estão as cidades de Campina Grande, Alagoa Grande, Cajazeiras, Itabaiana, Boqueirão, Sousa, Patos e Guarabira.

COMENTÁRIOS

  1. VEJAM A REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL DO DIA 03-03-2018
    Moradores do sertão nordestino comemoram a volta da chuva depois de seis anos seguidos de seca – a maior estiagem da história na região.

    Céu cinzento, carregado de nuvens na região de Seridó da Paraíba. É prenúncio de chuva. Para quem vive no sertão, não tem imagem mais bonita nem dia mais esperado.

    “A gente fica muito feliz porque a gente vê aquelas nuvens que vem tudo escura, a gente já fica com aquela alegria, com aquele brilho nos olhos, porque a gente já está vendo a chuva chegar, cair aqui na nossa terra, na nossa comunidade e é o que a gente espera e vê. São essas nuvens lindas que Deus manda pra gente em água”, afirma a agricultora Francisca Oliveira.

    E quando a chuva cai, a natureza responde depressa. O verde tinge a paisagem. Folhas começam a brotar nos galhos secos. Rios que tinham evaporado voltam a correr. Açudes acumulam água. E, como por encanto, o cenário se enche de vida.

    SABEMOS que tem alguns municipios precisando ainda de chuvas, agora falar que 196 MUNICIPIOS está em estado de calamidade por falta de chuvas, isso é a MAIOR MENTIRA DO GOVERNADOR RICARDO COUTINHO, eese será o meio do GOVERNADOR RICARDO COUTINHO usar a maquina administrativa para compra os prefeitos através do dinheiro que vai para esses 196 municipios, como eu ja falei antes. que o governador ia comerçar a mandar recursos para os municipios em troca de APOIO A JOÃO AZEVEDO e a ELE PRÓPRIO, eu quero vê o governador mostrar as imagem de hoje desses 196 MUNICIPIOS QUE ESTÁ SE ACABANDO POR FALTA DE CHUVAS, Governador inventa outra História para poder comprar os prefeitos através dos recursos e verbas.
    Gente vem caindo chuvas em quase todo o estado da paraiba, a paraiba tem 223 MUNICIPIOS, como só caiu chuva em 27 MUNICIPIOS se o próprio sertão que tem a maiorias das cidades do estado o povo está comemorando com alegria as chuvas que vem caindo e enchendo os açudes

    • Peço ao leitor que procure pesquisar sobre recursos hídricos. Não é porque chove que um açude ou reservatório consegue milagrosamente alcançar a capacidade de manutenção de abastecimento de água a longo prazo em um município. Cada município possui uma demanda específica de água a ser atendida e as chuvas que estão caindo no interior do estado, salvo melhor juízo, não são suficientes para REGULARIZAR este abastecimento. Sobre o Governo editar Decreto para auxiliar as municipalidades a resolverem o problema da falta de água é obrigação do mesmo. Procure se informar com a AESA, DNOCS e Secretaria de Recursos Hídricos do estado para saber a situação real da capacidade atual de abastecimento dos municípios antes de falar esse monte de bobagem.

      • Bobagem o que, vou só citar GUARABIRA e ALAGOA GRANDE, me mostra a seca e os açudes secos nessa 2 cidades só para começo de HIstória, esses recursos era pra ter sido destinado aos municipios no ano passado, de janeiro até agora vem caindo muitas chuvas em todo estado da Praraiba, o Governador está falando de 196 MUNICIPIOS que está em estado de calamidade por falta de chuvas, tudo mentira, só no Brejo paraibano tem umas 60 CIDADES que os resevatórios de agua estão cheio, no Sertão Choveu em quase todas as cidades, o estado de calamidade estava no ano passado e não este ano, eu estou sendo realista, não é puxando o saco de político igualmente você, Senhor BELTRÃO, eu viajo por mês em quase toda a Paraiba, volto a dizer, é mentira que o Estado da Paraiba está hoje em estado de Calamidade por falta de agua, a paraiba esteve em estado de calamidade no ano passado, mais o governador não fez nada, se não fosse o EXERCITO, o povo tinha morrido de sede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas