Moeda: Clima: Marés:

Seleção Brasileira de futebol de cegos tem cinco atletas paraibanos

Além dos atletas, quase toda a comissão técnica também é da Paraíba. Time se prepara para a disputa do Parapan, entre 17 e 26 de novembro
Seleção Brasileira Futebol de Cegos
(Foto: Divulgação/CBDV)

Dos 12 atletas brasileiros da Seleção Brasileira de futebol de cegos, que vão representar o País nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, cinco são paraibanos. Além disso, quase toda comissão técnica deste esporte é da Paraíba. Os paraibanos são: o técnico Fábio Vasconcelos, os atletas Jardiel Vieira, Jonatan Felipe, Lucas Pereira, Maicon Junior e Matheus da Costa.

A modalidade de futebol de cegos tem a coordenação de Carlos Felipe Ferreira Menescal (PB); o treinador Fabio Luiz Ribeiro de Vasconcelos (PB); assistente técnico Josinaldo Costa Sousa (PB); preparador físico Edson Gomes Marinho Junior (PB); fisiologista Alexandré Sérgio Silva (PB); fisioterapeuta Halekson Barbosa de Freitas (PB), nutricionista Isabely Gonçalves De Oliveira (SP).

A Seleção Brasileira de futebol de cegos se concentra no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a partir de domingo (29), para a última semana de treinamento antes da disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que ocorrerão de 17 a 26 de novembro.

Para a semana de treinamentos, o técnico Fábio Vasconcelos, do futebol de cegos, chamou 12 atletas, dois a mais em relação à lista de atletas que defenderão o país no Parapan: Samir e Lucas Caetano vão se unir ao grupo nos treinamentos.

“O Parapan é uma competição difícil. Nossos principais adversários são a Argentina, atual campeã do Mundo, a Colômbia que ficou na quarta colocação. Tem o Chile, o México. O Brasil vai com um time forte para brigar pela medalha de ouro. A Seleção Brasileira já conquistou quatro vezes o primeiro lugar e vai em busca do pódio novamente”, disse o treinador Fábio Vasconcelos.

Confira a lista de convocados para a semana de treinamento do futebol de cegos: Cássio Lopes dos Reis (Maestro-PR), Jardiel Vieira Soares (Apace-PB), Jeferson da Conceição Gonçalves (Maestro-PR), Jonatan Felipe Borges da Silva (Apace-PB), Lucas Pereira Caetano (Apace-PB), Maicon Junior dos Santos Mendes (Apace-PB), Raimundo Nonato Alves Mendes (Agafuc-RS), Ricardo Steinmetz Alves (Agafuc-RS), Samir Santana da Silva (Apadv-SP), Tiago da Silva (Maestro-PR), Luan de Lacerda Gonçalves (Agafuc-RS) e Matheus da Costa Coelho Bumussa (Apace-PB).

Além dos atletas de futebol de cegos, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) convocou para os treinos as delegações de goalball e judô. O Brasil será representado por 37 atletas e 21 integrantes do estafe técnico no Parapan. As delegações do futebol e goalball viajarão ao Chile no mesmo voo, no dia 13 de novembro, às 16h15 (de Brasília). A equipe do judô embarca no dia seguinte, às 16h45.

Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.