Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Semana da Transparência encerra com atividades da ‘Ouvidoria em Ação’

A III (3ª) Semana Municipal da Transparência Pública e Combate à Corrupção encerra o calendário de atividades nesta sexta-feira (22). Dentro da agenda acontece a programação da II Ouvidoria em Ação. A programação conta com palestras e curso, dentre elas a palestra do secretário executivo da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Benilton Lucena, que falará sobre ouvidoria e serviços públicos para a cidadania. As atividades começam às 9h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna (anexo ao Tribunal de Contas do Estado- TCE-PB), em Jaguaribe. Veja a programação.

Durante todo o dia haverá ações lideradas pelo secretário Benilton Lucena, que, além de palestra, também vai ministrar o curso ‘A importância das ouvidorias públicas’. Segundo ele, o ouvidor é o elo entre a sociedade e o poder público. “É um trabalho muito importante de ouvir as demandas da população e que pode fazer a diferença na aplicação das políticas públicas”, ressaltou.

Controle interno

A programação dessa quinta-feira (21) do evento foi dedicada ao debate sobre controle interno. Na parte da manhã, quatro palestrantes debateram o tema: ‘Controle interno e controle social no âmbito dos municípios’. A agenda de atividades prosseguiu na parte da tarde com a palestra ‘Controle interno como instrumento para prevenção e
combate à corrupção’, que teve mediação do procurador-geral do Município, Adelmar Régis.

A última palestra do dia teve a participação da controladora-geral do Município, Regina Santos, que participou do debate sobre o tema ‘Estruturação e atuação dos órgãos de controle interno nos Municípios’. Segundo ela, o controle interno pode ser agregador de valor para a gestão municipal. “O controle interno é importante porque ele está a serviço da sociedade, para que ela possa ver a política pública realizada a seu favor. Ao trazer a temática, a gente pode estruturar o controle interno numa perspectiva de como a sociedade deve interferir nesse controle. Tivemos aqui a presença de vários municípios paraibanos, além de representantes de estados como Alagoas e Rio Grande do Norte”, disse.

publicidade
© Copyright 2026. Portal Correio. Todos os direitos reservados.