Moeda: Clima: Marés:
Início Literatura

Senado lança livro “Poder, Alegria dos Homens”, de Marcos Odilon

A obra oferece uma análise sobre a influência do poder na história brasileira

O livro “Poder, Alegria dos Homens”, de Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, será lançado no dia 20 de novembro na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. A obra oferece uma análise sobre a influência do poder na história brasileira, abordando as relações políticas, sociais e culturais. O autor explora como o poder é exercido e questiona se ele realmente serve ao bem comum ou apenas a interesses individuais.

José Octávio, historiador  e um estudioso das obras, além de amigo pessoal de Odilon, destaca a influência literária do escritor. “Marcos Odilon era um exímio frequentador do ‘cenáculo’ de Geraldo Porto, que reunia intelectuais, pesquisadores da história da Paraíba e pessoas influentes da política de nosso estado. Além da boa formação que tinha, Odilon ‘bebeu da fonte’ do escritor francês Jean Bordeaux,  que veio a Paraíba estudar nossa política. Além de tudo, os escritos de José Américo que Marcos se inspirou para escrever o ‘Poder, Algria dos Homens”

Em um trecho, o autor observa: “nem sempre são os políticos que se aproveitam das emergências. Muitos dos que se aproveitam só são políticos após o enriquecimento das verbas”. Essa perspectiva crítica é uma marca da obra de Marcus Odilon, conhecido por sua trajetória política como prefeito e deputado e por suas contribuições à literatura da Paraíba, com 18 livros publicados.

O livro foi reeditado pelo Conselho Editorial do Senado Federal e promovido pelo senador André Amaral.

Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp

ou

Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.