Moeda: Clima: Marés:
Início Cultura

Sesc realiza mostra paraibana de Arte Naif em João Pessoa 

Este ano, o evento homenageia a artista Analice Uchôa, que desde os anos 90 já expôs trabalhos no estilo Naif em diversos lugares do Brasil e exterior
Estágio, Exposição
Sede do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. (Fonte: reprodução/Google Street View).

Os festejos populares do litoral ao sertão são o tema da Mostra Atual Paraibana de Arte Naif, promovida pelo Sesc Paraíba, que será aberta ao público nesta quinta-feira (2), a partir das 19h30, na unidade do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. 

Este ano, o evento homenageia a artista Analice Uchôa. Além da mostra coletiva com os 22 artistas selecionados e 41 obras, o Sesc irá conceder, no dia do lançamento, seis prêmios Aquisição, no valor de quatro mil reais, para cada um dos contemplados. A exposição fica em cartaz até o final do mês de junho, e a visitação é gratuita e aberta a quaisquer interessados. 

A Arte Naif é reconhecida como Patrimônio Cultural da Paraíba, tendo a Guarabira como a Capital Cultural da Arte Naif, uma vez que a cidade é berço de alguns dos principais nomes deste estilo popular no Brasil, como Clóvis Junior, Adriano Dias e Marby Silva.

O estilo se caracteriza pela ausência de técnicas usuais das artes visuais, como o uso de perspectiva tradicional, formas convencionais de composição e de utilização das cores, e pela visão ingênua do mundo.

Com cores vivas e alegres, fora dos padrões das artes clássicas, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, o retrato de festas e elementos folclóricos, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do imaginário popular são alguns dos traços característicos dessa modalidade artística. 

A artista Analice Uchôa, homenageada da Mostra Atual Paraibana de Arte Naif, é natural de Campina Grande e trabalha com artes visuais desde a década de 80, quando utilizava o artesanato como linguagem. Na década de 90, começou o trabalho com telas utilizando o Naif como expressão artística, e desde então já expôs em diversos lugares do Brasil e do exterior. 

Palavras Chave

CulturaJoão Pessoa

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.