Moeda: Clima: Marés:
Início Economia

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

No acumulado dos últimos 12 meses o índice ficou em 2,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)
IBGE
(Foto: Imagem ilustrativa/Valter Campanato/Agência Brasil)

O setor de serviços no Brasil apresentou recuo de 0,9% na passagem de Janeiro para Fevereiro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“É uma descontinuação dos ganhos anteriores. Como observamos, por exemplo, na atividade de profissionais, administrativos e complementares”, afirma Luiz Almeida, técnico do IBGE e analista da pesquisa, apontando que o resultado é fruto de um movimento de compensação após meses de alta.

Também foi registrada uma queda nos setores de Informação e Comunicação (-1,5%), Transportes (-0,9%), e outros serviços (-1,0%). Só houve aumento de atividades nos Serviços prestados à família (-0,4%).

Alta em 12 meses

A queda de Fevereiro ocorreu após três meses de alta, e o volume de serviços se manteve 11,6% acima do nível pré-Pandemia. No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, e Fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de Fevereiro de 2023. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

Turismo

O IBGE também apontou uma queda no índice de Atividades Turísticas, recuo de 0,8% em Fevereiro, em comparação com Janeiro. Foi o segundo desempenho negativo em sequência, com perda acumulada de 1,8%.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

Palavras Chave

Economia
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.