Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Socorro do Jacaré é acionada pelo MPPB por acúmulo ilegal de cargos

A vereadora de Cabedelo, Maria do Socorro Gomes, mais conhecida como Socorro do Jacaré (PRP), foi acionada no Ministério Público da Paraíba (MPPB) por acúmulo ilegal de cargos públicos.

Leia também: Alexandre de Moraes suspende nomeação de Ramagem para PF

De acordo com o promotor de Justiça de Cabedelo, Ronaldo Guerra, a ação é resultado de um inquérito civil público instaurado na Promotoria de Justiça em razão de uma denúncia anônima encaminhada à ouvidoria do MPPB.

3 vínculos

Na investigação ficou constatado que Socorro do Jacaré possui três vínculos. É aposentada como atendente, junto à Paraíba Previdência (PBPrev), desde 27 de março de 2018; também é aposentada pelo Instituto de Previdência do Município de Cabedelo desde 2004; e exerce o cargo de vereadora na Câmara de Cabedelo, desde abril de 2018.

“Inelutavelmente, dúvidas não há de que a vereadora, ora promovida, acumula ilegalmente cargos públicos, e que também recebe os subsídios do cargo de vereador, que são de R$ 8 mil, em desacordo com os ditames constitucionais”, diz o promotor na ação.

Conforme o promotor, tanto a Constituição Federal como a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal proíbem a tríplice acumulação de cargos públicos, inclusive em casos de aposentadoria. “É preciso ressaltar que a regra de vedação à acumulação não atinge apenas os servidores ativos. A percepção simultânea de proventos de também deve aposentadoria observar os ditames constitucionais”, disse.

Pedidos

A ação requer a suspensão do pagamento dos subsídios pela Câmara Municipal de Cabedelo, fixando-se multa de 20 salários mínimos por dia em caso de descumprimento.

Além do reconhecimento da prática de ato de improbidade administrativa,determinando o ressarcimento dos valores acrescidos ilegalmente a seu patrimônio, desde abril de 2018, momento em que assumiu a vereança, até a exata suspensão do pagamento dos subsídios de vereador.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a vereadora Socorro do Jacaré,para que ela revelasse a sua versão dos fatos divulgados.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.