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Fecomércio: 64% dos paraibanos pretendem presentear no Dia das Mães

Para homenagear as mães no dia delas, 64,38% dos paraibanos pretendem presenteá-las. Esse resultado foi o maior dos últimos três anos: em 2016 a intenção de presentear foi de 59,17% e em 2017 de 64,03%. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba. Para o comércio, a data é a segunda mais expressiva, ficando atrás apenas do Natal.

“Esse crescimento verificado na intenção de compras para o Dia das Mães pode ser atribuído, em parte, à redução da inflação e à maior disponibilidade do crédito para pessoa física, além da retomada do emprego que, apesar de ser muito tímido, torna os consumidores mais otimistas”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

É importante ressaltar que a sondagem reflete a intenção de compras, o que não pode ser considerado como compras efetivas. Em 2017, a intenção de compras para esta data comemorativa foi de 64,03% porém, na sondagem de 2018, o percentual dos que afirmou ter efetivamente comprado apareceu com percentual de 72,60%, superando a intenção de compras em 8,57p.p.

Entre os presentes mais citados, os itens de vestuário (29,79%), por mais um ano, serão os mais procurados. Em segundo lugar apareceram os perfumes e os  eletrodomésticos e eletroeletrônicos (16,11% cada). Entre os eletrodomésticos e eletroeletrônicos os mais citados foram: smartphones/celulares (18,87%), fogão (15,09%), televisão (13,21%) e geladeira (9,43%). Outros produtos como calçados (10,64%), joias e bijuterias (4,56%) e cosméticos (4,26%) também aparecem com forte indicação. Entre os respondentes, 10,03% manifestaram intenção de presentear, mas ainda não haviam escolhido o presente.

A pesquisa também procurou conhecer o que as mães gostariam de receber de presente de seus filhos. Dentre os itens apontados, o destaque também foi vestuário (29,41%), em seguida vêm perfumes (17,65%) e eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (15,29%), destes os smartphones foram os mais citados (23,08%), seguido por fogão com 19,23%, máquina de lavar roupas e televisão, com 15,38% cada. É importante destacar que nesta questão a entrevistada poderia citar mais de um tipo de presente que gostaria de receber, o que torna o somatório das respostas superior a 100%.

Os consumidores pretendem gastar uma média de R$206,17 com o presente, valor praticamente estável quando comparado ao do ano passado (R$208,24). Os homens (R$ 229,24) devem gastar mais com os presentes do que as mulheres (R$ 187,82). A maior parte dos entrevistados (37,39%) deve comprar presentes com valores entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Já os presentes com valores acima de R$800,00 foram informados por 3,95% do total. Por faixa de renda, os respondentes com rendimentos de até dois salários mínimos pretendem gastar, em média, R$131,75 com presentes.

Quanto à forma de pagamento, a maioria (51,67%) pretende comprar a prazo. Destes, 98,24% citou o cartão de crédito como a modalidade de pagamento preferida. Já as compras à vista foram citadas por 48,03% dos entrevistados, e a maior parte destes (76,58%) pretende utilizar o dinheiro em espécie. É importante salientar que a escolha dessa modalidade de pagamento está diretamente ligada ao grau de desconto oferecido pelos empresários. Os entrevistados pretendem economizar na hora da compra: 56,84% querem fazer pesquisa de preço, 33,43% comprar presentes de preços mais baixos, 7,90% vão comprar os presentes em conjunto com os familiares e 1,82% pedir desconto nas compras à vista.

Sobre o local das compras, 60,79% dos entrevistados pretendem adquirir os presentes nos shoppings centers, devido à diversidade de produtos, conforto e segurança que estes estabelecimentos oferecem. Em todas as faixas de renda os shoppings foram os mais citados, contudo nas faixas com salários mais elevados a escolha dos shoppings foi mais evidente. Já para 37,08%, o local escolhido para as compras serão as lojas do Centro de João Pessoa.

Perfil do consumidor

Ao traçar o perfil dos entrevistados, verificou-se que as mulheres representam a maioria, com 56,75%. Do total, 50,10% dos entrevistados estão solteiros, seguidos por 40,51% que são casados ou vivem em união estável; depois aparecem os divorciados (6,85%) e viúvos (2,15%). No que condiz à faixa etária destes consumidores, a maioria possui entre 26 e 36 anos (33,27% do total), e 25,05% possuem idade entre 18 e 25 anos. Já em relação à escolaridade, 38,75% concluíram o ensino médio, seguidos por 31,70% que possuem ensino superior completo.

De acordo com a pesquisa, o maior número de entrevistados possui renda mensal de até dois salários mínimos, representando um percentual de 40,90%. Em seguida, encontram-se os consumidores com rendimento entre dois e quatro salários mínimos (27,01%) e superior a 10 salários (2,74%). Ainda no que condiz à faixa de renda, 7,63% dos consumidores afirmaram não possuir rendimentos (representando os que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado, são dependentes financeiros dos cônjuges ou estudantes).

Em relação à situação financeira, a maior parte dos entrevistados (49,32%) afirmou que a situação financeira permaneceu semelhante a que tinha no ano passado. Já para um grupo de 28,38%, a situação financeira melhorou este ano, resultado 5,45 p.p. superior ao do ano passado. Dos respondentes que afirmaram estar em situação financeira melhor, 22,31% tiveram crescimento na renda, 4,89% se sentem mais seguro no emprego e 2,35% conseguiram voltar ao mercado de trabalho. Esse resultado representa alta de 1,36p.p. se comparado ao registrado em igual período de 2017. Em sentido oposto, os respondentes que afirmaram estar com situação financeira pior este ano aparecem com 22,11% do universo entrevistado, resultado inferior em 15,45p.p comparado ao do ano passado. Destes, 7,63% estão desempregados. Se compararmos esse resultado com o de 2017 (10,87%) houve uma retração de 3,24p.p. no percentual dos respondentes que afirmaram estarem desempregados.

Metodologia

A pesquisa foi realizada no período de 16 a 23 de abril de 2018, com consumidores que residem na Região Metropolitana de João Pessoa. No total, foram aplicados 511 questionários devidamente estruturados, com entrevistas realizadas em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas na RMJP. Os entrevistados foram escolhidos de forma aleatório (sendo necessário ter idade era igual ou superior a 18 anos), pertencentes às classes A, B, C, D e E. Para que o trabalho apresentasse resultado satisfatório foi calculado um erro amostral de 4,33% e o índice de confiança de 95,00%.

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