Início Política

TCE vai analisar obras públicas em Municípios paraibanos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) esteve reunido na manhã desta sexta-feira (25) com representantes de prefeituras paraibanas a fim de movimentar o projeto ‘Caravana das Obras’, que terá o objetivo de analisar a situação de cada obra pública, o que incluirá custo, localização, prazo de execução e planilhas de pagamento.

Na reunião, o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes ressaltou que é necessário que as prefeituras disponibilizem equipes qualificadas para participar das reuniões com as equipes técnicas do TCE, a fim de promover a atualização dos cadastros que compõem o acervo do seu Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB).

“É uma providência com três objetivos: facilitar nosso próprio acompanhamento, aprimorar as gestões municipais e garantir a transparência de ações requerida, também neste caso, pela sociedade”, explicou o presidente.

No período de 4 a 15 de junho cerca de 200 municípios da PB receberão visitas técnicas do TCE. Existente há cerca de oito anos e elaborado em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, o GeoPB tanto permite a identificação e localização – inclusive com imagens – quanto o armazenamento de informações relacionadas a licitações, ordens de serviço e dinheiro empregado nessas obras.

O conselheiro André Carlo falou ao Portal Correio da questão da transparência nestas obras através do Portal das Obras e insistiu em que esse banco de dados é de extrema valia para o setor público como também  para o acompanhamento da sociedade.

Com dois analistas de sistema e um engenheiro, a equipe do TCE visitará dois municípios por dia para treinar as equipes municipais para a atualização do GeoPB. Os 23 municípios restantes, em meio aos quais Campina Grande, João Pessoa e área metropolitana, seja pela estrutura que possuem, seja pela proximidade, receberão seus treinamentos no próprio Tribunal.

Comentários

  • DIONES BENTO DOS REIS disse:

    Me chamo Diones. Sou aluno na UEPB do curso de gestão pública e servidor público municipal em Alagoa Nova. Estou concluindo o meu TCC sobre obras publicas no município.

    Gostaria de ter acesso aos dados do relatório do trabalho ”CARAVA DAS OBRAS”, sobre a situação do município em relação as obras iniciadas e não concluídas no município.

    Agradeço, desde de já.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.