O desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba, responsável pelas ações da ‘Operação Calvário’, determinou nesta segunda-feira (3) o sequestro de R$ 134,2 milhões em bens e valores dos acusados de integrarem uma suposta organização criminosa que teria atuado no Governo do Estado. A apuração da informação foi feita pelo blog da jornalista Sony Lacerda.
Leia também: Juiz determina eleições indiretas para Prefeitura de Bayeux
Entre os alvos estão o ex-governador Ricardo Coutinho, a prefeita do Conde, Márcia Lucena, e as deputadas estaduais Estela Bezerra e Cida Ramos, todos do PSB. Segundo o Ministério Público da Paraíba, a organização criminosa seria comandada por Ricardo.
Os R$ 134,2 milhões foram desviados de recursos das áreas de Saúde e Educação, com pagamento de propinas milionárias, através de organizações sociais, tendo como principal a Cruz Vermelha, entre 2011 e 2018.
Na decisão, o magistrado explica que deferiu o pedido para garantir que o dinheiro supostamente desviado seja devolvido aos cofres públicos, caso efetivamente os suspeitos sejam considerados culpados.
O Portal Correio não conseguiu falar com os envolvidos na decisão. Caso as respectivas defesas busquem se manifestar, podem encaminhar declarações para o e-mail [email protected].
A defesa do ex-governador Ricardo Coutinho emitiu uma nota oficial sobre a decisão do desembargador Ricardo Vital de Almeida. Confira abaixo, na íntegra: