Estudantes e jornalistas participaram, nesta terça-feira (6) do “Work Shop Eleições 2024”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O evento teve o objetivo de orientar os profissionais de imprensa da Paraíba para o processo eleitoral.
“Nós estamos num momento diferente, as eleições municipais deste ano são eleições diferenciadas por tudo que a sociedade brasileira vive, por tudo que representa, pela inquietação social, pelo avanço da inteligência artificial e, enfim, pela importância que é a escolha do seu gestor imediato.” destacou a presidente da Corte Eleitoral, Agamenilde Dias.
O workshop contou, também, com a palestra do instrutor e servidor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Elder Maia Goltzman. Ele explicou que a ferramenta Fato ou Boato, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral, pode auxiliar os profissionais na checagem das informações
“Uma característica da desinformação é que às vezes conteúdos muito antigos, que já foram checados e já tiveram essa explicação dada, eles são requentados. Qual é a primeira coisa que a gente faz e quer explicar esse conteúdo para alguém da sociedade? A gente vai nessa página e pesquisa. Tem um repositório só de informações que foram checadas. Então assim, óbvio, a desinformação ela vai trabalhar com vários tipos de conteúdo.”
Combate à desinformação
O Fato ou Boato é um serviço de checagem, com reportagens em linguagem simples, sobre os principais temas em discussão nas redes sociais, na imprensa e nos aplicativos de mensagens.
A rede de checagem formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta com a participação dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e de agências especializadas em análise de afirmações falsas sobre temas relacionados ao processo eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e à Justiça Eleitoral.