Moeda: Clima: Marés:
Início Futebol

Treze faz festa para comemorar 97 anos de fundação

Para este evento na quarta-feira (7), estão confirmadas várias atrações musicais
Treze
Estádio Presidente Vargas, casa do Treze (Foto: Arquivo/Jornal Correio)

Os torcedores do Treze comemoram nesta quarta-feira (7) os 97 anos de fundação do clube. Para celebrar esta data tão marcante, a atual diretoria programa um evento, na sede da Associação Atlética Branco do Brasil, em Campina Grande. A festa terá início às 11h e tem um momento especial às 13h13 para o corte do bolo.

Além da expectativa deste encontro entre os torcedores, dirigentes, conselheiros, abnegados, colaboradores e desportistas convidados, os alvinegros esperam o anúncio da nova comissão técnica. Com isso, a diretoria cumpre mais uma etapa na formação do elenco para a temporada de 2023.

“Esta é uma data que se aproxima do nosso centenário. Já começamos a montar uma estrutura para o melhor do Treze. Estamos plantando uma semente para que em 2025 a gente possa estar em uma situação bem melhor. Vamos apresentar projetos que já estão sendo executados e outros que em breve colocados em prática. Além disso, provavelmente vamos anunciar a comissão técnica”, disse Alexandre Maia, diretor social do Treze.

Para este evento na quarta-feira (7), estão confirmadas várias atrações musicais, com o grupo de pagode Tá na Pista e o cantor Filipe Warley, além de um open bar de chopp, cachaça, refrigerante e água, com uma feijoada também disponível para quem comparecer ao local. Será oferecido ainda um espaço kids com diversos jogos para crianças. O ingresso para o evento custa R$100e é vendido na Loja do Treze.

Fundação do Treze

Conta no histórico do clube que, tudo começou em uma reunião no dia 2 de setembro, à noite, no clube dos comerciários, onde hoje está situado o prédio da Associação Comercial, na Avenida Floriano Peixoto, em Campina Grande.

O desportista Antônio Fernandes Bióca foi o que mais se entusiasmou com a ideia. Nova formal foi marcada para o dia 7 de setembro, às 9h, em sua residência, para a definição e criação do Treze Futebol Clube.

A primeira equipe do Treze foi formada por José Rodolfo, José Casado, Alberto Santos, Zacarias Ribeiro (Cotó), Plácido Veras (Guiné), Eurico, Zacarias do Ó, José Eloy, Olívio Barreto, Osmundo Lima e José de Castro. O alvinegro venceu o Palmeiras e o primeiro gol do Galo foi marcado por Plácido Veras “Guiné”, que também foi um dos fundadores do Treze.

Entre as principais conquistas está a do Campeonato Brasileiro (Módulo Amarelo – 2ª Divisão) 1986, mas o clube ainda espera pela oficialização por parte da CBF. O Galo ostenta 16 títulos estaduais. O primeiro aconteceu em 1940 e o em 2020. O Treze ainda acumula momentos históricos, em competições nacionais, entre as quais a quinta colocação na Copa do Brasil.

Esta campanha especular aconteceu em 2005 quando o Treze passou pelo Ubra-RS, superou o Coritiba-PR, liquidou o São Caetano-SP e fez o Fluminense-RJ tremer. Na decisão do mata-mata para a fase semifinal, O Treze perdeu para o tricolor carioca por 1 a 0, no Maracanã, e devolveu o placar no estádio Amigão, em Campina Grande. A vaga foi decidida nos pênaltis, e o Fluminense venceu por 9 a 8.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.