A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai receber quase R$ 7,8 milhões em recursos nesta terça-feira (20) para a aquisição de equipamentos de médio e grande porte, para uso em pesquisas, e construção de laboratórios nas áreas de conforto ambiental e de eficiência energética e na de química.
Leia também: UFPB vai produzir remédios e vacinas com americanos e africanos
Esta será a primeira de três parcelas que totalizarão cerca de R$ 21 milhões e que deverão ser executadas em 24 meses. São referentes a três chamadas públicas da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP): CAMPI REGIONAIS 01/2010 e PROINFRA 02/2010 e 01/2011.
Para celebrar os recursos haverá uma solenidade, onde representarão a FINEP Wanderlei de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e Ricardo Rosa, superintendente da Área de Fomento aos Programas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
De acordo com o pró-reitor de pesquisa da UFPB Isac Almeida de Medeiros, estes recursos quase foram extintos. Inicialmente destinados para Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (Funape), chegaram a ser arquivados em 2013, porque o órgão estava impossibilitado de recebê-los, devido a sua situação financeira no Sistema Integrado de Governança do Estado da Paraíba (SIAF).
“Conseguimos resgatá-los, para que pudessem vir para a UFPB e para a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB). Já estão na conta. Ao aplicarmos mais de 80% desta primeira parcela, vamos solicitar a liberação da segunda. Como foram recuperados, em vez de 36 meses, teremos apenas 24 para executar tudo”, explica o gestor.