Moeda: Clima: Marés:
Início João Pessoa

‘Um Toque a + de Amor’ é o tema da 15ª edição da Tardezinha Inclusiva neste domingo

Evento começa às 14h, no Centro Cultural Tenente Lucena, no bairro de Mangabeira, e é voltado para crianças com Síndrome de Down e autistas
Síndrome de Down
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O projeto Somos Capazes, da sua Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), apresenta, neste domingo (26), a 15ª edição da Tardezinha Inclusiva. O tema é ‘Um Toque a + de Amor’. O evento começa às 14h, no Centro Cultural Tenente Lucena, no bairro de Mangabeira, e é voltado para crianças com Síndrome de Down e autistas.

A programação conta com recreação sob o comando de palhaços, oficinas de pintura facial, oficina de artes com fonoaudióloga, acolhimento com psicóloga Clidis Sampaio, oficina de beleza e oficina de cosplay.

As crianças vão contar também com serviços gratuitos como tranças nagô, tranças tradicionais e penteados; maquiagem artística; adestramento de cães; brinquedos, pipoca e algodão doce à vontade, além da feirinha inclusiva com 35 expositoras.

Para encerrar, haverá apresentação da banda Cheiro de Pagode.

Homenagem às pessoas com Down

Nesta edição, haverá homenagem ao T21, já que no mês de março é lembrada a luta e a visibilidade da Síndrome de Down.

“A inclusão social se faz mais do que necessária em nosso dia a dia. Hoje, a Tardezinha Inclusiva vem proporcionando oportunidade de socialização, encontro dos grupos de iguais para troca de experiências, além de reacender as necessidades desses jovens de participar da vida social”, ressalta Nik Fernandes, uma das idealizadoras do projeto.

Nik, que é mãe de autista, ensina que a família deve permitir que a criança participe efetivamente do cotidiano. Ela ressalta que os cuidados e a atenção devem ser mantidos, mas sem superproteção. Isso vai contribuir para que a criança se desenvolva de forma adequada, com maior segurança e autonomia.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, ressaltou que, embora o projeto seja voltado para crianças atípicas, às crianças típicas, ou seja, as que não são autistas e nem Down também participam.

“Elas se identificam com o projeto e essa interação é muito positiva. Neste domingo, teremos uma festa com homenagem aos colaboradores que ajudam a ONG e vai agradar a todos”, afirma.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.