Unipê faz parceria com Fiabilité para preparar alunos da área de Tecnologia da Informação

Parceria trará vivência prática aos graduandos, que serão treinados e introduzidos no mercado de trabalho

O Unipê, por meio dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), anunciou uma parceria com a Fiabilité, empresa paraibana referência em soluções de tecnologia da informação, análise de dados e pagamentos. O objetivo é desenvolver ações em conjunto e capacitar os estudantes da área para o mercado de trabalho, setor impulsionado no último ano, principalmente, por conta da pandemia.

De acordo com o levantamento realizando pela plataforma Catho, a pandemia estimulou a procura por profissionais do setor de tecnologia. Em comparação de abertura de vagas de 2020 com 2019, os cargos que tiveram maior crescimento foram os de cientista de dados (671%), desenvolvedor.NET (517%), devOps (460%), web developer (97%) e programador ADVPL (60%).

“A parceria já inicia em 2021.1 e, dentre as possibilidades, temos a inclusão das ferramentas e dos conteúdos produzidos pela Fiabilité dentro das matrizes curriculares, disponibilização de vagas e oportunidades de estágio, o fomento à eventos em conjunto e o uso da expertise do parceiro em nossas iniciativas com a colaboração de profissionais”, afirma o prof. Felipe Soares, coordenador dos cursos de TI do Unipê. “O principal impacto será na área de Ciência de Dados, que possui uma demanda crescente de mercado”, completa.

A profa. Thatyana Guerra, também coordenadora dos cursos de TI do Unipê, reforça que os graduandos serão treinados com experiências de projetos reais do mercado. “Dessa forma, os alunos desenvolvem competências e habilidades que permitem mergulhar no mercado de trabalho com segurança, pois trazem para os nossos alunos uma expertise na área de Ciências de Dados”, destaca.

João Damazio, diretor de Novos Negócios da Fiabilité, diz que a empresa tem como um de seus valores o desenvolvimento social de João Pessoa, fazendo dela uma oportunidade de trabalho para os paraibanos. Para ele, o Unipê alavanca o desenvolvimento de pessoas e seu potencial de trabalho, transformando suas realidades e contribuindo para a entrega de resultados práticos com serviços e tecnologias criados pelos alunos e profissionais, o que propõe soluções aos problemas reais dos clientes.

Para Damazio, a expectativa é de integração e interação entre os graduandos e os profissionais da Fiabilité. Na empresa são usadas diversas tecnologias e práticas para a entrega dos resultados, como plataformas e linguagens, entre outros – e a estrutura estará disponível aos alunos. “Esta iniciativa permitirá que organizemos as agendas de estágio e ainda vai permitir trabalharmos para geração de emprego e renda”, conta. “Estamos convictos de que construiremos uma relação em que poderemos celebrar a contribuição mútua e alegria de bons resultados para todos”, pontua.

Quanto as atividades de estágio, elas são correlatas à rotina e especialização dos profissionais, com possibilidades em carreiras administrativas. Dentre elas: Gestão de Projetos; Desenvolvimento de Sistema; Assistente de Qualidade; Assistente de Dados; Desenvolvimento Java; e Desenvolvimento Qlik.

Por fim, reitora do UNIPÊ, profa. Mariana de Brito, diz que “a proximidade com empresas e o mundo do trabalho, já nos períodos iniciais da formação acadêmica, permite aos alunos terem vivências reais e utilizar ferramentas e soluções inovadoras para resolver problemas – consequentemente desenvolvendo e aprimorando um conjunto de competências alinhadas às necessidades do mundo contemporâneo e, ainda, favorecendo a empregabilidade, o que hoje é um dos destaques dos alunos de Tecnologia do UNIPÊ”, conclui.

Para conhecer os cursos da área de TI do Unipê, acesse unipe.edu.br.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.