Início Recomendamos

Unipê promove congresso de Direito e Inovação

O curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) realizou no dia 10 de fevereiro o Congresso Direito e Inovação 2020, que teve como tema central “Direito, Desenvolvimento e Inovação: reflexões e desafios da efetividade constitucional”. A programação se estendeu até o dia 14 e recebeu, ao longo da semana, três Ministros das mais altas cortes do país.

A abertura foi realizada no auditório do Unipê e contou com as presenças da reitora, Profa. Mariana de Brito Barbosa; do coordenador do curso de Direito, Prof. Arthur Souto; do coordenador do Mestrado em Direito, Prof. Glauber Lucena; do desembargador e presidente do TJPB, Márcio Murilo; do desembargador do TJPB Joás de Brito; do desembargador e presidente do TRT-13, Wolney de Macedo; do desembargador federal do TRF-5 Rogério Fialho; e do subprocurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, entre outras personalidades.

Segundo a professora Mariana, “O evento apresentou uma temática atual e relevante, que buscou ampliar conceitos e debates por meio de grandes nomes. O Congresso fortaleceu a missão que o Unipê carrega nesses quase 50 anos de qualidade de ensino. Ficamos lisonjeados por promover um evento desta magnitude no estado da Paraíba”, analisou a reitora.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski realizou uma palestra sobre o atual momento que vivemos no Brasil, de enfrentamentos, mas também de muita esperança, e reforçou para os presentes o que significa República nos dias atuais. “Um evento desta natureza é de extrema importância para os futuros profissionais da área do Direito, pois temos uma constituição principiológica, e nem sempre esses princípios se aplicam imediatamente na nossa realidade. Pensando nisso, o debate é indispensável para profissionais e futuros profissionais da área”, ressaltou o ministro.

Para Luciano Mariz Maia, subprocurador-geral da República, “é muito importante que estudantes tenham um convívio concreto e pessoal com ministros do Supremo Tribunal Federal, pois eles são os guardiões da constituição e da vontade do povo”.

Já para o coordenador do curso de Direito do Unipê, Prof. Arthur Souto, é de extrema importância que eventos deste porte aconteçam para os estudantes de Direito. “Queremos sempre levar discussões atuais para os alunos, pois elas enriquecem e inspiram os futuros juristas do país”, afirmou.

Na mesma semana, o Unipê recebeu o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o ministro José Roberto Pimenta, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.