Contra fotos não há argumentos. Com o pleno funcionamento do eixo leste da transposição do Rio São Francisco e as últimas chuvas que foram registradas no Agreste da Paraíba, o açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e várias cidades da região, está com seu volume de água em constante aumento.
A mudança no cenário estético e na realidade da barragem, que por muito tempo ficou em situação crítica, é nítido na imagem acima. O reservatório, localizado na cidade de Boqueirão, entrou na pior classificação da Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa), em meados de dezembro de 2016, quando o reservatório somava de água apenas 4,8% de sua capacidade, chegando ao status de Situação Crítica, de acordo com o monitoramento da Aesa.
O Agreste ficou à beira de um colapso hídrico. Apenas em meados de maio, que o volume do açude de Boqueirão saiu da classificação que estava e passou a assumir a condição de Reservatório em Observação. Agora, com 62.728.877 m³ de água (15,24% do volume total), a paisagem do açude Epitácio Pessoa deixou de lado aquele ambiente seco e assumiu um tom maior de vida. Essa é a maior quantidade de água na barragem desde setembro de 2015.
A situação do açude Epitácio Pessoa deve melhorar mais no decorrer da semana. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas de chuvas devem ser registradas nos próximos dias.