Foi apresentado ao Senado Federal, nesta segunda-feira (9), um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por suposto crime de responsabilidade.
Assinado por deputados federais e cidadãos, o pedido foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Como cabe unicamente ao Senado analisar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo, senadores apenas manifestaram apoio ao pedido.
A bancada paraibana, composta por três parlamentares, ainda não se posicionou sobre o assunto. Veneziano Vital do Rego (MDB) revelou o Portal Correio que ainda não teve acesso ao texto e, por isso, não irá se manifestar. Já Daniela Ribeiro (PSD) afirmou que estará em Brasília na tarde desta terça-feira (10) para ter acesso ao conteúdo do documento e se posicionar. Apenas André Amaral (União) não respondeu aos questionamentos.
Esse é o 23° pedido de impeachment contra Moraes. Pela Constituição, é competência privativa do Senado processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade.