Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Veja o que é verdade e boato sobre casas do Aluízio Campos

O sorteio dos beneficiados do Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande foi foco de muita polêmica nas últimas semanas. Na última quarta-feira (31), foram divulgados os nomes das 4,1 mil pessoas que foram contempladas casas ou apartamentos do núcleo habitacional. Mas depois do sorteio, vários boatos começaram a circular nas redes sociais.

Veja também:

–  Confira nomes dos selecionados para 4,1 mil casas do Aluízio Campos

– PMCG aciona PF e PM para prevenir invasão a residencial

– MPF orienta quem está questionando critérios do Aluízio Campos

Um deles foi relacionado a uma suposta invasão de moradores da cidade Complexo Aluízio Campos. Outro que também gerou muita dúvida na cabeça dos sorteados foi sobre a possibilidade das pessoas que têm seus nomes sujos no SPC e Serasa não poderem financiar a nova moradia.

Para esclarecer algumas informações, a reportagem do Portal Correio entrou em contato com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan) de Campina Grande para e agora lista abaixo algumas respostas sobre o tema. Veja abaixo.

Houve invasão ao Complexo Aluízio Campos? NÃO

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) foi informada que havia a ameaça, em redes sociais, de algumas pessoas, de invadirem o local. Por causa disso a (PMCG) alertou as polícias Militar e Federal sobre a suposta mobilização. No entanto, nenhuma ocorrência foi registrada pelas polícias.

Quem foi sorteado já vai poder morar nas casas? NÃO NECESSARIAMENTE

Agora o Banco do Brasil vai fazer uma análise sobre os sorteados, para saber quem realmente está apto de fazer o financiamento pelo banco. Vai perder o direito, por exemplo, quem já possuir um financiamento de imóvel em seu nome.

O contribuinte que tiver débitos inscritos em dívida ativa, como pessoas físicas e jurídicas com obrigações pecuniárias vencidas e não pagas para órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta, também não poderão permanecer na lista de contemplados.

Os dados verificados pelo Banco do Brasil não devem ultrapassar a renda declarada pelo selecionado no sorteio, prevista na Faixa 1 do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no qual o Conjunto Habitacional Aluízio Campos se enquadra.

Quem tem nome no SPC/Serasa poderá ter acesso a casas? SIM

De acordo com a Portaria Nº 412/2015, do Ministério das Cidades, que contém o Manual de Instrução para Seleção dos Beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida”, estar inscrito no SPC ou Serasa não é fator para eliminação do candidato. A análise que o Banco do Brasil vai fazer sobre os sorteados é em relação aos registros de dívidas em bancos, existência de saldos de FGTS, RAIS, CADMUT, SIACI e CADIN.

Tem previsão para as pessoas começarem a morar nos imóveis do Complexo Aluízio Campos? SIM

Ainda não foi definida a data para a entrega das unidades habitacionais porque agora o processo está nas mãos do Banco do Brasil. Essa análise deve durar dois meses. Após o banco enviar a lista de volta para a PMCG, vai ser marcado um novo sorteio, que determinará em qual casa ou apartamento cada pessoa vai ficar. Neste dia será divulgada a data que as unidades vão ser entregues aos seus moradores. A previsão é de que a entrega aconteça em maio.

As pessoas vão pagar pela para aquisição das unidades do Aluízio Campos? SIM

Como todos os empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, se trata de um financiamento, mas com um valor bem abaixo do valor real da casa, porque o Governo Federal pagou a maior parte. O que isso significa na prática é que a pessoa é beneficiada com um subsídio do governo e vai pagar parcelas de acordo com sua renda, variando entre R$80,00 e R$275,00 o que equivale a 5% a 10% do imóvel.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.