Veneziano Vital do Rêgo destaca esforço do Senado na luta contra a pandemia da Covid-19

Veneziano lembrou que o Senado tem cobrado providências ao Governo Federal
Foto: Divulgação

O vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) fez críticas ao Governo Federal pela condução do enfrentamento da pandemia da Covid-19 e destacou a atuação do Senado para mitigar os efeitos da crise sanitária. 

Entre as propostas aprovadas neste ano pelos senadores ele citou a que permite a estados e municípios adquirirem vacinas sem ficar na dependência do Governo Federal e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 186/2019), transformada na Emenda Constitucional 109, que permitirá a volta do pagamento do auxílio emergencial.

“Ainda vivendo esses tristes momentos, com números cada vez maiores de disseminação do coronavírus, cujas consequências são as mais desastrosas, que traz a todos enlutamento, o Senado Federal volta-se a continuar tratando sobre essa questão”, enfatizou o paraibano. 

Veneziano lembrou que o Senado tem cobrado providências ao Governo Federal, que apresentou falhas na condução e em termos de diálogo com os estados e municípios, travando uma disputa considerada por ele inaceitável, negando a importância que deveria ter dado, desde o início, às medidas sanitárias exigidas pelas autoridades. 

Auxílio emergencial

Sobre a PEC que permite a volta do auxílio emergencial, Veneziano lamentou que o valor proposto pelo Governo seja irrisório e não corresponda às necessidades de milhares de brasileiros que sofreram os efeitos da pandemia. 

Ele também destacou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.575/2020, que transforma o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em política oficial de crédito e dá caráter permanente ao fornecimento de recursos.

“A nossa economia depende muito desses brasileiros e brasileiras que fazem o pequeno e o microempreendimento e o Pronampe agora haverá de ser permanente, a partir da aprovação da Câmara Federal”, observou. 

Avanço da Covid-19

Veneziano também voltou a lamentar o avanço acelerado da Covid-19 no Brasil, que tem seguidamente registrado números de óbitos mais altos. Diante desta realidade, o parlamentar manifestou, durante sessão do Senado, solidariedade às famílias que perderam entes queridos. “Mais um dia de terror, mais um dia de drama em que nós nos traumatizamos. Não podemos continuar dessa forma”. 

O vice-presidente do Senado lembrou que a pandemia já ceifou a vida de milhares de brasileiros e que, só na Paraíba, mais de 5 mil pessoas morreram. Ele observou que os números continuam crescendo de forma alarmante, batendo recordes de mortes, já tendo contaminado mais de 240 mil paraibanos desde o início da pandemia.

Mais verbas

Veneziano votou favorável ao Projeto de Lei (PLP) 10/2021, que prorroga a autorização concedida aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para transferir saldos financeiros dos fundos de saúde quando esses valores forem provenientes de repasses do Ministério da Saúde. O dinheiro poderá ser usado no combate à Covid-19. A autorização também alcança os repasses do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e vale até o fim de 2021.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.