Início Notícias

Vigilância Sanitária fiscaliza comerciantes e ambulantes no Folia de Rua

A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) vai fiscalizar e orientar vendedores ambulantes durante os principais blocos do Folia de Rua. A ação integra a programação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o Carnaval de Boa.

Os inspetores da GVS observarão a manipulação de alimentos, acondicionamento, higiene pessoal e do ambiente, tanto na parte interna quanto externa das barracas, e também darão orientações sobre manuseio, acondicionamento e preparo de alimentos e manutenção do local.

“Durante toda a festividade, estaremos distribuindo material educativo, com as orientações básicas para manipulação e comercialização dos alimentos”, destaca a Gerente da Vigilância Sanitária, Eliane Navarro. “Nossa função é orientar para que os comerciantes possam ter os devidos cuidados com o alimento e prevenir com isso as doenças que são transmitidas por alimentos aos consumidores”, completou.

Ainda de acordo com a gerente da GVS, esses alimentos podem causar danos à saúde, pois podem ser embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada e a ingestão deles, caso sejam manipulados de incorreta, pode causar infecções alimentares.

“As equipes da Vigilância Sanitária estarão nos dias do evento, realizando essas inspeções, mas a população também precisa estar atenta, observando sempre as condições de higiene do local, do manipulador de alimentos e dos produtos expostos à venda, que precisam estar sempre protegidos contra insetos e poeira”, conclui Eliane Navarro.

Atendimento 

Em caso de infecção por algum alimento contaminado, o usuário pode ser atendido em uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho).

Vigilância 

A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) é responsável por ações que eliminem, diminuam ou previnam riscos à saúde e que intervenham em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Para informações ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária através dos telefones 0800-281-4020 e 3214-7922.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.