Moeda: Clima: Marés:

Vitamina B12: sintomas que alertam a carência e como reabastecer o organismo

A vitamina B12 (também chamada de cobalamina) é necessária para a produção de glóbulos vermelhos (eritrócitos) e DNA. Também desempenha um papel fundamental no funcionamento e desenvolvimento do cérebro e das células nervosas.

No entanto, as reservas de vitamina B12 se esgotam lentamente ao longo dos anos. Para evitar esse esgotamento é necessário monitorar a ingestão e compensar qualquer deficiência de vitamina B12 por meio de uma boa nutrição ou suplementos.

Um nível muito baixo de vitamina B12 é considerado um problema típico para veganos – mas não diz respeito apenas a esse grupo – mesmo alguns onívoros carecem de B12. É indiscutível que a vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, em grandes quantidades principalmente em vísceras e peixes, alimentos que não são tão presentes como deveriam na dieta diária.

Alertas de carência da vitamina B12

Muitas pessoas que sofrem de deficiência de vitamina B12 provavelmente nem sabem que estão carentes de um nutriente tão importante. Uma deficiência de vitamina B12 geralmente não é notada por um longo tempo. Como o fígado armazena essa vitamina, os sintomas podem levar anos para aparecer. E como as reservas são silenciosamente drenadas, podem surgir sérios problemas de saúde a longo prazo, como anemia, danos nos nervos e perda de visão.

Qualquer pessoa que coma apenas alimentos veganos ou vegetarianos deve complementá-los com suplementos alimentares de vitamina B12. As pessoas que seguem uma dieta pouco saudável e desequilibrada também podem não obter vitamina B12 suficiente e desenvolver uma deficiência a longo prazo.

Os grupos de risco também incluem gestantes, idosos, pessoas com pancreatite e diabetes mellitus tipo 2.

Aqui está uma lista de alguns grupos de risco frequentemente afetados:

– Veganos e vegetarianos;

– Idosos;

– Gestantes e lactantes;

– Pessoas com cirurgia de estômago;

– Pessoas com pancreatite crônica ou diabetes tipo 2;

– Pessoas com estresse crônico.

Uma das causas mais comuns de baixos níveis de vitamina B12 é seguir uma dieta vegana ou vegetariana. A B12 é encontrada quase exclusivamente em alimentos de origem animal, e os veganos só podem suprir suas necessidades com suplementos alimentares. Os vegetarianos, por outro lado, podem recorrer ao queijo, leite, ovos e iogurtes. No entanto, esses alimentos contêm muito menos B12 em comparação com carne e peixe. Portanto, mesmo uma dieta vegetariana está associada a um risco aumentado de deficiência de vitamina B12.

A idade também é um fator determinante. Isso ocorre, em parte, porque os idosos geralmente sofrem de doenças crônicas, tomam vários medicamentos e mudam seus hábitos alimentares ao longo do tempo. Além disso, as pessoas mais velhas produzem menos ácido estomacal, necessário para liberar a vitamina B12 dos alimentos para que possa ser absorvida posteriormente na corrente sanguínea.

Já as mulheres grávidas e lactantes não são as únicas que precisam de vitamina B12 – seu bebê em crescimento também precisa de sua parte. Consequentemente, elas têm uma necessidade maior e, portanto, devem imperativamente evitar a falta deste nutriente. A ingestão de vitamina B12 desempenha um papel decisivo no desenvolvimento físico e mental dos nascituros e recém-nascidos. Na pior das hipóteses, uma deficiência extrema de vitamina B12 durante o período de gravidez pode até levar ao aborto.

Sintomas de deficiência de vitamina B12 e suas consequências

Os sinais de deficiência de vitamina B12 são variados e muitas vezes inespecíficos, tornando-os difíceis de detectar.

A deficiência de vitamina B12 prejudica o desempenho mental e físico e, portanto, leva a menos energia. Aqui estão alguns sintomas mais facilmente reconhecidos:

– Cansaço e exaustão;

– Dores de cabeça e dificuldade de concentração;

– Problemas digestivos;

– Depressão;

– Falta de ar e tontura (em casos mais graves).

Mas existem outros sinais que levam a patologias a longo prazo, como lesões nervosas (neuropatia), causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar e demência. Então, para ter certeza de que você não perde vitamina B12 ou nenhum nutriente importante, é aconselhável fazer testes de verificação de saúde periodicamente.

Como conseguir as quantidades ideais de vitamina B12?

Para que a vitamina B12 desempenhe suas importantes funções no corpo, ela deve ser consumida por meio de alimentos ricos neste nutriente ou suplementos alimentares.

Alimentos ricos em vitamina B12 incluem carnes, vísceras, peixes, ovos, queijos e leite. Atualmente, pesquisadores estudam a possibilidade de suprir a necessidade dessa vitamina por meio de alimentos vegetais, como cogumelos e algas. Algumas algas e cogumelos contêm vitamina B12, mas os estudos ainda estão incompletos.

Os veganos devem, portanto, consumir suplementos alimentares ou alimentos enriquecidos com vitamina B12, como sucos, para suprir suas necessidades.

Benefícios para o corpo da vitamina B12

A B12 desempenha um papel importante em muitos processos metabólicos. Está envolvido no metabolismo do folato, na formação do sangue e na quebra de ácidos graxos, entre outras funções.

Outros processos metabólicos centrais que envolvem vitamina B12:

– Formação de DNA;

– Proteção e regeneração dos nervos;

– Divisão celular e respiração;

– Hematopoiese (processo de renovação das células do sangue);

– Desintoxicação.

publicidade
© Copyright 2023. Portal Correio. Todos os direitos reservados.