Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Você sabe a diferença do colesterol LDL e HDL?

Maus hábitos e o consumo cada vez mais elevado de alimentos ultraprocessados têm causado malefícios para a saúde da população brasileira e até mesmo mundial. O grande problema dessas refeições prontas é que são repletas de gorduras hidrogenada e trans, que consiste em óleo vegetal convertido em gordura sólida. Esses ingredientes são utilizados apenas para dar mais sabor e ampliar o prazo de validade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 5 bilhões de pessoas no planeta estejam correndo o risco de contrair doenças cardiovasculares, sofrer um acidente vascular cerebral ou até mesmo um infarto. Por isso, é essencial que as pessoas entendam a diferença entre o colesterol LDL e HDL.

Tanto o HDL quanto o LDL são lipoproteínas que estão presentes em nosso sangue e possuem colesterol na sua constituição. Essas lipoproteínas são responsáveis pelo transporte de lipídeos pela corrente sanguínea.  O LDL transporta o colesterol do fígado às células. Já o HDL faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.

Pessoas com maior índice de HDL no corpo têm menor probabilidade de ter alguma doença no coração. Já quem possui LDL elevado corre mais riscos de sofrer com doenças cardíacas. É por este motivo que o LDL é conhecido como colesterol ruim e o HDL como colesterol bom.

O professor de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) Dr. Vanduir Soares de Araújo Filho explica que “conforme publicações recentes, colesterol HDL maior que 40 mg/dL e colesterol LDL menor que 130 mg/dL resultam em um risco baixo de doenças circulatórias”.

Mas, afinal, como reduzir o índice do LDL? Bons hábitos alimentares, o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6, tudo isso, claro, aliado a uma rotina de exercícios físicos, com certeza ajudará na redução dos níveis do LDL.

É extremamente importante que as pessoas estejam atentas aos seus níveis de colesterol. Índices elevados podem acarretar graves problemas de saúde, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

O professor do Centro Universitário ainda esclarece que colesterol é um só. “O que define seu rumo metabólico é a associação com as proteínas que constituem o LDL ou HDL. O LDL, apesar de ser considerado o mau colesterol, é essencial para a nossa saúde, inclusive para o desenvolvimento do sistema nervoso central”, explica. 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.