Moeda: Clima: Marés:
Início Consumidor

5 dicas para aproveitar a Black Friday e evitar fraudes ou golpes

*Por Markus Samuel Leite Norat

A Black Friday é um evento de compras muito aguardado que ocorre anualmente, oferecendo aos consumidores a oportunidade de aproveitar descontos significativos em uma variedade de produtos. No entanto, também é um período em que golpes e fraudes são mais comuns. Aqui estão cinco dicas, com soluções jurídicas, para ajudar você a aproveitar ao máximo a Black Friday e se proteger, evitando se transformar em vítima de golpes ou fraudes:

1. Faça Pesquisa e Compare Preços Antecipadamente

Antes da Black Friday, pesquise os itens que você deseja comprar, compare os preços e guarde provas desses valores (como capturas de tela, por exemplo). Isso ajuda a identificar ofertas verdadeiramente boas e evita ser enganado por “descontos falsos”, onde os vendedores aumentam os preços antes de aplicar o desconto. Você também pode utilizar ferramentas on-line de comparação de preços e histórico de preços para obter uma visão mais precisa. Tudo isso será muito útil se você precisar reivindicar seus direitos, pois no Brasil o Código de Defesa do Consumidor garante que publicidade enganosa e abusiva é crime;

2. Verifique a Autenticidade dos Sites e Vendedores

Compre apenas de sites e vendedores confiáveis. Verifique se o endereço do site começa com “https://” e procure por um ícone de cadeado, o que indica uma conexão segura. Além disso, leia avaliações e feedbacks de outros consumidores sobre o vendedor ou o site para garantir sua autenticidade e confiabilidade. Em caso de fraudes, o consumidor pode buscar reparação nos órgãos de defesa do consumidor ou até mesmo na justiça. Certifique-se de guardar todos os registros da compra, incluindo descrições do produto, preços e confirmações de pedido;

3. Cuidado com Ofertas Irrealistas

Ofertas que parecem boas demais para ser verdade podem ser fraudes. Descontos extremamente altos em produtos de alto valor, como eletrônicos e gadgets, podem ser um sinal de alerta. É importante manter o senso crítico e desconfiar de ofertas irrealistas. Caso aconteça de você cair em um golpe, denuncie imediatamente às autoridades competentes (você deve procurar a polícia e os órgãos de defesa do consumidor da sua localidade, como os Procons estaduais e/ou municipais, e a Promotoria de Defesa do Consumidor, no Ministério Público do seu Estado. Se na sua cidade não existir uma Promotoria de Defesa do Consumidor, significa que a Promotoria é “cumulativa”, e pode receber reclamações de todos os assuntos, inclusive de golpes contra consumidores e fraudes virtuais).

4. Proteja Suas Informações Pessoais e Financeiras

Ao fazer compras on-line, dê preferências a utilizar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito ou serviços de pagamento on-line confiáveis. Evite usar cartões de débito ou transferências bancárias diretas, pois eles oferecem menos proteção contra fraudes. Além disso, nunca compartilhe informações pessoais desnecessárias. Se você cair em um golpe, denuncie imediatamente às autoridades competentes.

5. Esteja Atento a E-mails e Mensagens Suspeitas

Golpistas frequentemente utilizam e-mails e mensagens de texto para promover ofertas falsas ou phishing, e isso fica ainda mais acentuado no período prévio e também durante a Black Friday. Não clique em links ou baixe arquivos de e-mails que não foram solicitados ou se empresas que você nunca teve nenhum relacionamento prévio. Verifique sempre o endereço de e-mail do remetente e procure por erros gramaticais ou de formatação, que são sinais comuns de fraudes; além disso, antes de clicar em qualquer coisa, você pode apenas deixar o ponteiro do mouse em cima de um link, sem clicar nele, e o seu computador irá exibir o endereço URL que será o destino, com isso, você pode verificar se o destino é realmente o endereço do site da loja, e para tirar a prova mesmo que aquela oferta que você recebeu é verdadeira, você pode simplesmente não clicar em nada e abrir outra janela no seu navegador e digitar o endereço completo da loja na barra de URL e procurar se a oferta realmente existe lá no site da sua loja de confiança.

Seguindo estas dicas, você pode desfrutar das oportunidades da Black Friday de forma mais segura e eficaz, evitando armadilhas e aproveitando ao máximo as ofertas disponíveis. Lembre-se de que a cautela e a pesquisa são suas melhores aliadas nesse período de promoções intensas, e além das precauções práticas, conhecer seus direitos é fundamental para uma experiência de compra segura na Black Friday.

Em caso de problemas, não demore em buscar ajuda para garantir que seus direitos como consumidor sejam respeitados e protegidos. Se você enfrentar qualquer problema, procure as autoridades competentes ou o Unipê, nós temos um serviço jurídico integral e gratuito nos nossos escritórios de prática jurídica, que prestam atendimento para toda a comunidade.


*Markus Samuel Leite Norat é advogado, mestre em Direito e Desenvolvimento Sustentável, doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em várias áreas jurídicas, dentre elas, a do Direito do Consumidor. Markus é coordenador dos cursos de Pós-graduação em Direito do Unipê e professor de Direito do Consumidor e Direito Civil do curso de graduação em Direito do Unipê.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.