Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Agosto das Letras 2018 homenageia Anayde Beiriz em estreia

No período de 2 a 30 de agosto, a Funesc realiza a 4ª edição do projeto “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”. A homenageada deste ano é a professora e poetisa paraibana Anayde Beiriz. A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (1º), às 19h, no Teatro Paulo Pontes. Na ocasião, o grupo ‘Evoé!’ apresenta a leitura encenada “Anayde”, com texto de Paulo Vieira e direção de Suzy Lopes e Roberto Cartaxo.

Ao longo do mês, o evento conta com oficinas, palestras, lançamentos, mesas redondas, ‘contação’ de histórias e uma série de atividades interativas começando pela capital paraibana e percorrendo as cidades de Cuité, Cajazeiras, Sapé e Belém.

Com o intuito de agregar várias atividades culturais para atrair diversos públicos, o festival adquire o aspecto itinerante, buscando a sua interiorização com o objetivo de levar as ações para um público maior.

Sobre o espetáculo Anayde – O espetáculo é uma ficção, mas que tem como foco, a figura histórica e ousada de Anayde. “A coordenadora do Agosto das letras me convidou pra fazer essa leitura com o Evoé! Teatro da Funesc e eu convidei Roberto Cartaxo pra fazer a direção comigo porque, em 1992, Roberto interpretava João Dantas na montagem de Fernando Teixeira”, explica a diretora Suzy Lopes.

O elenco traz Bárbara Azevedo, Leandro Nobre Fialho, Raissa Gama, Ivo Araújo, Brenna Monteiro, Talitta Leonilia e Fernanda Peres Maranho. A preparação vocal foi feita por Priscilla Cler e a iluminação fica por conta de Eloy Pessoa.

“Escrevi Anayde com uma paixão poética radical. Anayde era eu. A mulher que infringe as hipocrisias morais conservadoras, era eu. A angústia dela era minha. A busca de liberdade dela era minha. Eu, um novo Flaubert, provinciano e apaixonado, desesperado e esperançoso, espelhando minha rebeldia em um drama de amor e morte, cuja realidade confundia-se com a ficção”, diz o texto de apresentação assinado por Paulo Vieira em 1992, ocasião em que seu texto ganhou os palcos paraibanos em montagem de Fernando Teixeira.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.