Moeda: Clima: Marés:
Início Justiça

Bolsonaro comemora decisão que favorece deputado cassado por divulgar fake news

'Não tem mais jurisprudência', disse presidente sobre decisão do ministro Nunes Marques, do STF
Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não há mais jurisprudência legal para cassação de mandatos políticos por fake news. Durante live na noite desta quinta-feira (2), ele citou uma decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a sentença do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que havia determinado a perda do mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini por divulgar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas. A informação é do R7.

“Alexandre de Moraes diz que já tem jurisprudência [cassação por fake news], mas não tem mais, porque Kassio Nunes restabeleceu o mandato”, comemorou Bolsonaro.

O presidente da República repetiu a informação falsa de que eleitores tentavam votar 17 e a urna eletrônica cadastrava o número 13. Conforme vídeos divulgados pelo próprio Fernando Francischini, na tentativa de provar a suposta fraude eleitoral, os eleitores que fizeram as imagens tentaram votar no número de Bolsonaro quando a tela da urna pedia voto para governador.

O TSE esclareceu o fato na época. “Dessa forma, ao ser digitado o pretendido número do candidato à Presidência, a urna alertou que o voto seria nulo, visto que não havia candidato a governador correspondente àquele número.” O tribunal também cassou o deputado, em julgamento de 2021.

Nunes Marques, em decisão monocrática divulgada nesta quinta, acatou o pedido de restauração da validade do mandato feito por Francischini.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.