Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Programação do Carnaval de JP e inscrições do Sisu: fatos da semana

A Prefeitura de João Pessoa divulgou a programação e as atrações do Carnaval 2020, Elba Ramalho e Alceu Valença estão entre as presenças confirmadas. Além disso, os estudantes que participaram do Enem 2019 puderam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em meio a algumas polêmicas. Confira abaixo esses e outros fatos que tiveram destaque nessa semana.

Segunda-feira

Uma mulher de 31 anos matou o marido a facadas no bairro Três Irmãs, em Campina Grande. Ela passou por audiência de custódia no último dia 20 e vai cumprir prisão domiciliar. A suspeita contou à polícia que planejou o assassinato depois de encontrar mensagens do marido para outra mulher em redes sociais. Decisão de prisão domiciliar foi determinada porque ela tem filhos menores de 12 anos.

Cearte

Cearte (Foto: Divulgação)

O Centro Estadual de Arte (Cearte) abriu inscrições para 2.814 vagas em 69 cursos de linguagens artísticas no período 2020.1. As vagas oferecidas são para cursos de Dança, Artes Visuais, Música, Teatro, Audiovisual e Literatura. Serão 269 turmas divididas nas unidades do Centro e da Escola de Dança, que fica no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Terça-feira

Uma menina de cinco anos morreu após ser baleada na cabeça em um sítio da Zona Rural de Conceição, no Sertão da Paraíba. Segundo apuração da TV Correio, pode ter ocorrido de forma acidental. Um tio da vítima disse que o pai da criança teria deixado uma espingarda encostada em uma geladeira e que ela teria caído e disparado, atingindo a cabeça da menina.

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começaram no último dia 21. O Sisu integra o calendário dos processos seletivos federais que usam o Enem como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas, sendo 15,5 mil vagas na Paraíba.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal denúncia contra sete pessoas, incluindo o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável pelo site The Intercept Brasil, no âmbito da Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares de autoridades. São apontados indícios dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptação telefônica ilegal.

Quarta-feira

Massaranduba

Massaranduba-PB (Foto: Imagem ilustrativa | Reprodução/Google Street View)

Um jovem de 17 anos morreu após ser atingido por um raio na Zona Rural de Massaranduba, Agreste paraibano. O acidente aconteceu quando chovia muito na região. A polícia apenas confirmou a ocorrência e não tinha detalhes.

Os usuários de todo o país podem consultar as linhas pré-pagas e verificar a possibilidade de cadastros indevidos. A consulta feita por meio do CPF, que já estava valendo para os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, também será estendida aos clientes de telefonia móvel das regiões Sul e Sudeste.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar a qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Agreste da Paraíba, reservatório sob administração do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). As investigações terão como foco principal a possível existência de agrotóxicos e os possíveis reflexos sobre a saúde humana.

Elba Ramalho e Alceu Valença

Elba Ramalho e Alceu Valença (Foto: Divulgação/Facebook/Montagem: Portal Correio)

Elba Ramalho e Alceu Valença estão entre as atrações confirmadas pela prefeitura para o carnaval de João Pessoa, conforme programação anunciada pela gestão municipal. O evento intitulado ‘Carnaval de Boa 2020’ vai ocorrer entre os dias 13 e 24 de fevereiro. Veja a programação.

Quinta-feira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, em João Pessoa, um casal que transportava 78 quilos de maconha. Eles foram abordados na BR-101, próximo à saída para Recife, Pernambuco. Alguns tabletes da droga estavam em malas de viagem no bagageiro e outros espalhados por todo piso do carro.

Funcionários da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) na Paraíba estão em greve por tempo indeterminado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamentos de Dados da Paraíba (Sindpd-PB), Ademir Diniz, a mobilização acontece em resposta às intenções do governo federal em privatizar o serviço e em solidariedade a colegas demitidos em outros estados do país.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux suspendeu mais três pontos da Lei 13.964/2019, o pacote anticrime aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional. A medida foi tomada na mesma decisão na qual Fux suspendeu por tempo indeterminado a implementação do mecanismo do juiz de garantias, que também está no pacote.

MPPB

Ministério Público da Paraíba (Foto: Divulgação)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública contra o ex-prefeito de Cabedelo, Wellington Viana França; o ex-presidente da Câmara Municipal, Lucas Santino; e o ex-servidor da Câmara de Vereadores, Fernando José de Oliveira. Eles são suspeitos de atos de improbidade administrativa praticados através da aquisição de um imóvel para a Secretaria Municipal de Educação que resultaram em enriquecimento ilícito e em danos ao erário na ordem de R$ 268 mil.

Sexta-feira

A Capitania dos Portos encontrou resquícios de óleo em praias na Paraíba. Partículas foram recolhidas na Praia do Pontal, em Pitimbu, e na Praia de Carapibus, em Conde. As duas praias ficam na Região Metropolitana de João Pessoa.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.