O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu, na tarde dessa segunda-feira (22), com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur) para discutir as estratégias de formulação do protocolo de retomada da circulação de ônibus. O serviço está suspenso desde o dia 21 de março, quando começaram as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Apenas profissionais e trabalhadores da área da saúde, que estão na linha de frente de combate à pandemia, podem usar o transporte.
No dia 15 de junho, João Pessoa deu início à primeira etapa plano de flexibilização, que manteve os ônibus fora de circulação. Para as etapas seguintes, a prefeitura informou, sem mais detalhes, que novos protocolos seriam estudados, abrindo margem para interpretação de que o serviço pode retornar, mesmo que parcialmente, na segunda fase da flexibilização, que começa em 30 de junho.
“Recebemos todo o material proposto pelo setor de transportes com relação às novas normas, ao protocolo que está sendo sugerido. A prefeitura tem feito esse acompanhamento passo a passo para que possamos fazer o retorno seguro e sem jogar fora todo o esforço que foi feito não só pela nossa gestão, mas também pelo povo de nossa cidade. Nossa ideia é dar passos seguros que garantam a preservação da vida e saúde de nosso povo”, afirmou Luciano Cartaxo, após a reunião com o Sintur.
Segundo o prefeito, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) irá avaliar as propostas do setor e alinhá-las às normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aos protocolos estabelecidos na Capital pela Secretaria de Saúde (SMS), feitos por médicos e sanitaristas. Todas as ações a serem adotadas no retorno da circulação dos ônibus, assim como de outros setores, se dará mediante análise de avaliação de risco.
Luciano comp outros prefeitos e governadores que ajudaram a destruir a economia do país terao sua resposta nas urnas. Aguardem
Somente passageiros sentados, ônibus com seguranças para orientar. Desobediência será colocado para fora do ônibus, caso reincidência usar força bruta
Se não estou equivocado deveríamos voltar a nova vida com todas atividades em funcionamento inclusive escolas?
OMS não dita nada, todo esse circo só serviu para mostrar o quanto a população é subserviente, implantação de uma ditadura comunista é fácil, até às igrejas se renderam ao inimigo. O vírus irá se espalhar com ou sem quarentena, o cuidado é individual, cuide da sua imunidade, sua higiene, evitará tanto o vírus chinês quanto qualquer outro.
Aumentem a frota essa e a solução
Manter os ônibus higienizado e aumentar os ônibus dessa forma não tem como agromerar.
O Vírus está perdendo bastante força na Paraiba e o Cartaxo, já poderia flexibilizar o comércio e outras atividades. A economia é essencial para a manutenção da saúde, pois uma grande crise econômica afetará os recursos financeiros para a saúde pública.
REATIVAR a economia, gerar empregos e renda, oxigenar o mercado e comércio. E, uso de álcool em gel, tapetes com higienização e SANITIZAÇÃO no ambiente (FISCAIS INDO NOS AMBIENTES, PARA AVERIGUAÇÃO DAS NORMAS). TODOS usando máscaras, face shield, álcool em gel, com os funcionários exigindo entrar nos Estabelecimentos, por hora marcada ou até 30% de ocupação no ambiente.
É melhor o povo sendo FISCALIZADO e ORIENTADO no comércio, onde TODOS estejam trabalhando e comprando, ao invés de um bando de desocupados passando necessidade em casa, sem usar máscaras nas ruas ou pracinhas, todos sem ter o que fazer e DESEMPREGADOS, etc… E o comércio quebrando, por falta de NEGÓCIOS, EMPREGOS… A ECONOMIA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS FRAQUÍSSIMA, SEM DINHEIRO DE ARRECADAÇÃO, PARA INVESTIR NOS HOSPITAIS, COMO ESTÁ, MAL PAGA OS SALÁRIOS E MANUTENÇÃO DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA. Salvo melhor juízo…
Já tá mais que na hora dos ônibus voltarem os alternativos estam cobrando um absurdo e tem aglomeração do mesmo jeito
Tem que voltar os ônibus, restaurantes, e o comércio nem geral, TUDO com distanciamento, máscaras e face shield.
Prefeito,é nítido que não existe uma fórmula, para manter a segurança da população nos transporte público,os dono de empresas não seguem medidas alguma de segura,eles se importam é com o dinheiro e não com a saúde,vc vai libera e o contágio vai aumentar mais rápido ainda. Quais vão ser as medidas de segurança para esses transporte??
Na moral” deviam diminuir um pouco as mentiras sobre mortes e tambêm o emprego da grana da Calamindade” esse papinho de politicos proficionais dizer q ta preoculpado com a saude do povo, kkkk, e porque fora da Pandemia as unidades de saude e hospitais tanto os de Joâo bem como os de Lu” não atendem ao povo. Pra eles dois é facil mandar o povo fica em casa. Quero ver essa dupla mandar o povo ficar em casa no dia da eleição! ai eu dou valor
A ganância dos empresários é muito grande! Tenho certeza que a frota será reduzida! Entao tome aglomeração dentro das lotações!
Luciano tem q voltar a circular sim os ónibus mas com redução de passageiros e reduçao de aglomerações. .
Só acredito vendo, pois a prefeitura não cuidou da saúde e nem da economia. só bla bla bla e nada mais.
Tem que ver muito bem está retomada eu sou usuária de transporte Público uso as 1500 e 5100 era muito lotada as pessoas não vão respeitar. Que os assentos estão ocupados e as pessoas vão respeitar isso vai ter aglomerações e vai subir os números de infectados obrigado
Sem ônibus a população de aglomerou nas vans e nos carros de transporte alternativo Sr Cartaxo
Isso só serviu para gerar desemprego e prejuízo ao setor, essa foi uma entre tantas outras posições erradas que sua gestão tomou nessa pandemia
PREFEITO , POR FAVOR, AVALIAR A ABERTURA TAMBEM PARA ESSA SEGUNDA FASE DE 50% DOS RESTAURANTES APENAS COM RESERVA E PROTOCOLOS . COMERCIO REABRIR COM PROTOCOLOS . LIBERAR ACADEMIAS COM PROTOCOLO PARA AS PESSOAS SE EXERCITAREM E VOLTAREM A TER SAUDE . É NITIDO QUE O COVID NA PARAIBA ESTÁ PERDENDO FORÇA NATURALMENTE ASSIM COMO OUTRAS REGIÕES . PRESERVE O EMPREGO E SAUDE DO POVO O MAIS RAPIDO POSSIVEL