Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Comerciantes da Expofeira lutam para reconstruir espaço

Na noite do dia 30 de outubro deste ano, uma dupla de adolescentes tentou assaltar a Expofeira Tambaú, localizada na Orla de João Pessoa, e acabou causando um incêndio de grandes proporções. As chamas consumiram produtos, lojas e principalmente, o esforço e o trabalho de quase 30 comerciantes.

Leia também

Reconstrução

Os comerciantes tiveram algumas vitórias. Artistas e autoridades se mobilizaram para ajudar os prejudicados da maneira que podiam. Porém, a realidade é mais dura do que parece. Apesar das ações de apoio, os lojistas sofrem para recomeçar.

“Ainda não temos previsão de reconstruir tudo. O sentimento ainda é muito triste. Agradecemos ao apoio de todos, mas os empréstimos do Empreender e do Banco Cidadão foram pra os comerciantes comprarem produtos para vender, e não para reconstruir a feira”, revelou a proprietária da feira, Aline Freire.

Recomeço

A partir das quintas-feiras, quem vê, de longe, a Expofeira Tambaú, acredita que a alegria já voltou a tomar conta do estabelecimento. O trio de forró pé-de-serra anima os turistas que passeiam pela calçada, as luzes de Natal iluminam a fachada das lojas e a decoração em taipa e madeira parece mais firme do que nunca. Mas é só entrar na Expofeira, para dar de cara com uma lona preta, que divide o que sobrou do que foi consumido pelas chamas.

Apenas cinco lojas seguem de portas abertas, ‘no improviso’. A animação da sanfona que é rapidamente trocada pelo remorso e pela angústia estampados nos rostos dos comerciantes. O movimento caiu e as contas subiram. “Pra gente tá sendo muito difícil. Poucos clientes tão entrando e as vendas diminuindo”, comentou uma das lojistas.

A proprietária Aline Freire confirmou que não há previsão de datas para a reconstrução total da feira. Enquanto os comerciantes esperam um recomeço, as batidas no triângulo se confundem com as marteladas das obras de reconstrução e o fole da sanfona embala a esperança dos lojistas.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.